0

Você não possui itens no carrinho de compras.

Voltar para a Home do Blog

Sul-Americano Juvenil tem início em Cali

Nadadores brasileiros antes do embarque para Cali - Foto: Reprodução

Tem início hoje mais uma edição do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, uma das competições mais tradicionais do continente e que já ajudou a revelar grandes nadadores. Sediado desta vez em Cali, na Colômbia, o evento contará com a presença de 900 atletas de 15 países. Devido a todo imbróglio envolvendo a situação financeira e jurídica da CBDA, a presença da seleção brasileira esteve ameaçada. Após receber um suporte e apoio do COB os nadadores brasileiros foram tranquilizados e viajaram para a Colômbia durante o feriado de Páscoa.

Mesmo com uma equipe recheada de nadadores que chegam pela primeira vez a uma seleção de base, o país é novamente o grande favorito para terminar a frente no quadro de medalhas e somatória de pontos na natação. Em Cali a seleção terá 47 nadadores divididos em duas categorias: o Juvenil A com nadadores de 14 e 15 anos de idade e o Juvenil B para atletas de 16 a 18 anos. Acompanham os atletas outros quatro técnicos e mais quatro profissionais da comissão técnica. As provas serão disputadas no Complexo de Piscinas Hernando Botero Byrne, mesmo local dos Jogos Pan-Americanos de 1971.

Vista aérea do Complexo Hernando Botero Byrne - Foto: Reprodução

Vista aérea do Complexo Hernando Botero Byrne – Foto: Reprodução

Antes de definir a equipe oficial (clique aqui para ver a lista com todos os convocados) a CBDA havia selecionado atletas com experiência internacional e passagens pela seleção de base como Maria Paula Heitmann, Rafaela Raurich, Maria Luiza Pessanha e Caio Pumputis, que pediram a desconvocação visando o Troféu Maria Lenk, que tem início daqui a duas semanas e será a seletiva brasileira para o Campeonato Mundial Júnior que será realizado em agosto, na cidade de Indianápolis nos Estados Unidos.

Nas águas abertas o Brasil vai com 12 nadadores divididos em três categorias. Os nadadores de 14 e 15 anos nadam a prova de 5 km, os atletas de 16 e 17 anos competirão nos 7,5 km e o grupo de nadadores de 18 e 19 anos disputam a maratona aquática de 10 km. O destaque é a presença da nadadora olímpica Gabrielle Roncatto que nadará a prova de 10 km no Lago Calima. As datas do Sul-Americano Juvenil são diferente para as duas modalidades. A natação começa hoje e termina no dia 23, quando tem início as travessias em águas abertas que vão até dia 30 de abril.

por Guilherme Freitas

Deixe um comentário

To Top