100m livre é o destaque no Arena Pro Swim Series de Indianápolis

01/03/2017

Facebook Twitter

Tem início amanhã em Indianápolis a segunda etapa do Arena Pro Swim Series 2017. O evento, que vai ser realizado no Indiana University Natatorium (mesma piscina do Campeonato Mundial Júnior em agosto), terá a presença de vários astros da modalidade e seleções estrangeiras como Itália, Argentina, China e Japão. E por falar em estrelas aquáticas, uma das provas imperdíveis será os 100m livre masculino.

A prova nobre da natação reunirá diversos atletas de renome internacional. O anfitrião Nathan Adrian tem o melhor tempo do balizamento com 47s72 e é o único americano balizado entre os oito melhores. No top 8 estão três brasileiros: Marcelo Chierighini, João de Lucca e Matheus Santana. Além deles Bruno Fratus estará na prova com o 13º tempo. Luca Dotto, Federico Grabich, Duncan Scott, Vladimir Morozov, Simonas Bilis, Josh Schneider, Cullen Jones, Tom Shields e Filippo Magnini são outros destaques. Como muitos nadadores estiveram parados ou estão em fase pesada de treinamento a expectativa não é de ver tempos muito baixos, mas com tanta gente boa na água a prova será realmente bem interessante de ser acompanhada.

Marcelo Chierighini foi a final em todas as suas provas - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Finalista olímpico no Rio-2016 Chierighini tem o 7º melhor tempo do balizamento – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Outro destaque será a presença de Adam Peaty. O atual campeão olímpico e mundial dos 100m peito fez uma temporada perfeita ano passado. Bateu o recorde mundial da prova duas vezes (na eliminatória e final) nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e ajudou o revezamento britânico 4x100m medley a levar a medalha de prata com monstruosos 56s59 de parcial. Peaty começou 2017 com tudo, nadando para 58s94 no EuroMeet de Luxemburgo, vencendo com dois de vantagem para o vice-campeão do evento. Uma mostra de que ele continua sobrando na prova e que deve dar bastante trabalho para os locais Cody Miller, Joshua Prenot e Kevin Cordes, além do brasileiro Felipe Lima.

No feminino o destaque fica por conta dos duelos que a canadense Penny Oleksiak terá em sua campanha em Indianápolis. A campeã olímpica dos 100m livre no Rio-2016 vai encarar nesta prova a italiana Federica Pellegrini contra quem também deverá cravar um duelo interessante nos 200m livre. Já nos 100m borboleta sua principal adversária será a americana Kelsi Worrell, campeã olímpica com o 4x100m medley no Rio-2016. Um bom teste para a jovem canadense de 17 anos.

Adam Peaty bateu o recorde mundial nas eliminatórias - Foto: Alessandro Koizumi/Swim Channel

Adam Peaty será uma das atrações em Indianápolis – Foto: Alessandro Koizumi/Swim Channel

Além dos 100m livre o quarteto brasileiro disputará também os 50m livre. Matheus Santana nadará ainda os 100m borboleta e João de Lucca os 200m livre. Felipe Lima nada os 50m livre e os 100m e 200m peito. Entre as mulheres, Maria Paula Heitmann vai nadar quatro vezes: 100m, 200m e 400m livre e 100m borboleta. O Arena Pro Swim Series de Indianápolis será transmitido pelo site da USA Swimming e o balizamento pode ser conferido clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

100m livre Arena Pro Swim Series Brasil Bruno Fratus João de Lucca Marcelo Chierighini Maria Heitmann Matheus Santana natacao