14 Bis: tradição em águas abertas

10/11/2016

Facebook Twitter

Prova é uma das mais tradicionais do Brasil – Foto de Jacqueline Dalia

 

Acontece no próximo sábado, dia 12 de novembro, a 49ª edição da tradicional Travessia 14 Bis. Este evento em águas abertas com 24 km de percurso, é uma das provas mais antigas e tradicionais de águas abertas do país sendo disputada nas águas do Canal de Bertioga que separa as cidades de Bertioga e Santos, no litoral norte de São Paulo. Desde a edição de 2013 a largada da prova acontece no Forte São João, em Bertioga e a chegada é no píer do Núcleo da Base Aérea de Santos, situado no Guarujá. Antigamente a travessia era realizada no percurso inverso.

Disputada pela primeira vez em 1970, a travessia tornou-se um evento nobre para atletas de águas abertas e já registrou a presença de muitos ícones da modalidade ao longo dos anos. Em 46 anos de história a prova não realizada apenas uma vez em 1984 e desde 2000 ela passou a ser disputada por mulheres. O maior campeão da história da Travessia 14 Bis é Glauco Rangel com sete vitórias, tendo inclusive um  tricampeonato consecutivo entre 2000 e 2002. No feminino Liz Jandui Baptista é a maior vencedora com quatro triunfos, sendo três seguidos entre 2007 e 2009. Ano passado os vencedores da prova foram Romina Soledad Imwinkelried e Arthur Pedroza.

A Travessia 14 Bis é organizada pela Aeronáutica do Brasil, e conta ainda com apoio da Praticagem de Santos, das Prefeituras de Bertioga e Guarujá, da Marinha do Brasil, do Clube de Nadadores de Maratonas Aquáticas (NAMAN) e de voluntários. Para mais detalhes sobre o evento acesse o site oficial aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Bertioga Guarujá litoral norte Travessia 14 Bis