2012, o ano dos recordes da Maratona Aquática 14 Bis

21/09/2017

Facebook Twitter

O nadador Marcos Campos – Foto: Flavio Perez/OnBoard Sports

A Maratona Aquática 14 Bis é uma das provas mais conceituadas do calendário nacional. Realizada anualmente nas águas do Canal de Bertioga desde a década de 1970, esta travessia de 24 km é um grande adicional ao currículo de quem se aventura para completá-la. Este ano ela acontece no dia 11 de novembro e terá largada no Forte São João, em Bertioga e chegada esta prevista para a rampa de acesso da Base Aérea de Santos (BAST) e hoje apresentamos mais uma curiosidade desta competição.

Na tabela dos campeões da prova um ano chama a atenção de quem esta lá observando todo o rol dos ganhadores desde a primeira edição em 1970. Foi 2012, quando Marcos Campos e Thais Sant’Ana triunfaram na prova, conquistando suas primeiras vitórias na charmosa travessia. O que chama a atenção não é o fato desse ter sido o pontapé inicial nas consagrações nas águas do Canal de Bertioga, já que ambos seriam campeões nos dois anos seguintes. O destaque é o tempo registrado ao fim da prova.

Com 4h22min35s Marcos bateu o recorde de campeonato, mesma honra que Thais conquistou na versão feminina com 4h47min16s. Em um evento de águas abertas, onde a natureza é um fator decisivo em várias situações, ter dois recordistas em uma prova difícil e exaustiva como a 14 Bis mostra que esta foi talvez a edição perfeita para a realização da prova. Naquele dia 24 de novembro de 2012, as condições climáticas estavam perfeitas e a água bem calma e sem correntezas. Dessa forma os atletas conseguiram nadar muito bem e num ótimo ritmo.

A nadadora Thais Sant'Ana - Foto: Bodenseequerung

A nadadora Thais Sant’Ana – Foto: Bodenseequerung

Vale destacar também a performance não só dos campeões. Na prova masculina Raul Porto, vice-campeão geral, nadou abaixo do antigo recorde de Glauco Rangel (que era de 4h30min27s) ao chegar na segunda colocação com 4h24min49s. Destaque também para o terceiro colocado Samir Barel que com 4h31min21s, ficou a menos de um minuto também nadar abaixo do antigo recorde. Inclusive o tempo do trio seria suficiente para vencer todas as edições de 2012 para cá.

Entre as mulheres a coisa não foi diferente. Thais superou por incríveis 30 minutos o antigo recorde de Talita Rovaron que era de 5h17min35s e já durava dez anos. Inclusive até hoje ela é a única mulher que completou a 14 Bis abaixo de 5 horas. E não foi apenas Thais que nadou abaixo da antiga marca. Mabília Felício (5h15min22s) e Ana Licia Sudo (5h16min17s) também superaram o tempo de Talita e por míseros sete segundos Diana Cavalcanti (5h17min42s), a quarta colocada geral, também não nadou abaixo do recorde.

A Maratona Aquática 14 Bis conta com muitos parceiros para ser realizada. Além da Associação 14 Bis que é a responsável pela prova, o evento tem apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das Prefeituras de Bertioga e Guarujá. As inscrições vão até o dia 20 de outubro e já estão abertas, podendo ser feitas através do serviço de inscrição de prova da SWIM CHANNEL clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Maratona Aquática 14 Bis Marcos Campos natacao Thais Sant'Ana