52ª edição da Maratona Aquática 14 Bis

Tradicional ultramaratona aquática será disputada no dia 9 de novembro e são esperados 300 nadadores no litoral norte paulista

06/09/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Travessia 14 Bis - Foto: Jacqueline Dalia
Nadador em ação na 14 Bis - Foto: Wesley Barros

Nadador em ação na 14 Bis - Foto: Wesley Barros

Travessia 14 Bis - Foto: Jacqueline Dalia

Uma das provas mais tradicionais das águas abertas do Brasil já tem data para acontecer em 2019. No próximo dia 9 de novembro acontece a 52ª edição da Maratona Aquática 14 Bis no litoral norte de São Paulo. A ultramaratona conta com um percurso de aproximadamente 24 km, tendo largada próxima ao Forte São João, em Bertioga, e chegada na Base Aérea de Santos. Espera-se para a edição deste ano um total de 300 atletas, muitos deles com várias edições disputadas no currículo.

Os interessados em se inscrever na prova podem fazer suas inscrições através da página do evento (clique aqui) até o dia 2 de novembro. Mas recomenda-se experiência em ultramaratonas e vivência na modalidade já que esta não é uma prova fácil e o nadador passará muito tempo na água. Os organizadores do evento também são bastante criteriosos com os inscritos e exigem atestado médico e técnico, além de termo de responsabilidade para os nadadores e os responsáveis para menores de idade.

Logo da Maratona Aquática 14 Bis – Foto: Reprodução

A prova foi disputada pela primeira vez em 1970 e coroou Mário Jorge Bello como o primeiro campeão da 14 Bis. Depois, passou a realizada todos os anos, com exceção de 1984. Em 2000 passou a ser dividida nas categorias feminino e masculino, já que até então havia apenas a categoria absoluto. Com sete triunfos, Glauco Rangel é o maior campeão da história da travessia. Entre as mulheres ninguém venceu mais vezes do que Elaine C. Francisco e Ana Licia Maki Sudo. Ambas venceram cinco vezes a travessia.

Para encarar uma travessia desse porte o atleta precisa estar preparado técnica e fisicamente. A SWIM CHANNEL já publicou em edições passadas algumas matérias especiais sobre como se preparar para a o evento. Clique aqui para ler uma sugestão de cardápio preparada especialmente pelo nutricionista Renê Leite. E acesse aqui uma planilha de treinamento montada pelo heptacampeão Glauco Rangel. Luiz Felipe Lebeis e Ana Licia Maki Sudo são os atuais campeões da prova.

Tags

Águas abertas Maratona Aquática 14 Bis natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas