6ª Clínica ASCA capacita novos técnicos

Edição nacional do evento, que é a maior associação capacitadora de treinadores de natação do mundo, aconteceu no Rio de Janeiro

28/11/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Alguns dos membros da 6ª Clínica ASCA - Foto: Divulgação

Alguns dos membros da 6ª Clínica ASCA - Foto: Divulgação

Aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro a 6ª edição da Clínica ASCA de natação, que certificou e capacitou novos treinadores de natação. Novamente o evento aconteceu nas dependências do Hotel Mar Palace e teve sua abertura no auditório da Federação de Remo do Rio de Janeiro. Ao todo 30 técnicos de diferentes estados brasileiros participaram da edição deste ano.

A edição de 2019 contou mais uma vez com palestras de dois coaches ASCA nível 5 internacional: Maviael Sampaio e Djan Madruga. Maviael vive há mais de 20 anos nos Estados Unidos e falou sobre seus anos de experiência nos sistemas da USA Swimming e da NCAA (o campeonato universitário americano). Medalhista olímpico em Moscou-1980, Djan apresentou novidades que acompanhou durante a Feira Mundial da ASCA que aconteceu em setembro nos Estados Unidos e reuniu mais de mil profissionais de diversas partes do mundo.

Alguns dos membros da 6ª Clínica ASCA – Foto: Divulgação

Djan ficou responsável por ministrar os cursos ASCA de nível 1 e 2 e Maviael apresentou o dos demais níveis (3, 4 e 5). Este ano três técnicos cursaram o nível 5 da ASCA: Walace Morgado e Paulo Sérgio Cavalleiro Mota da Silva do Rio de Janeiro e Bruno Morisse de São Paulo. O evento tem como objetivo promover a capacitação internacional da ASCA no Brasil, propiciar intercâmbio de informações técnicas e ajudar na integração entre profissionais de educação física interessados em treinamento de natação.

Criada em 1959 e sediada em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a ASCA é a maior associação capacitadora de treinadores de natação tendo certificado mais de 11 mil treinadores pelo mundo. A 6a edição da clínica no Brasil contou com patrocínio da FINIS e da FARJ, divulgação da SWIM CHANNEL e apoio do Hotel Mar Palace, NadeBem e ABTDA, além de realização de Djan Madruga.

Tags

ASCA Clínica ASCA Djan Madruga FARJ Hotel Mar Palace Maviael Sampaio Rio de Janeiro técnicos de natação

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas