Roma

6ª Clínica ASCA capacita novos técnicos

Edição nacional do evento, que é a maior associação capacitadora de treinadores de natação do mundo, aconteceu no Rio de Janeiro

28/11/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Alguns dos membros da 6ª Clínica ASCA - Foto: Divulgação

Alguns dos membros da 6ª Clínica ASCA - Foto: Divulgação

Aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro a 6ª edição da Clínica ASCA de natação, que certificou e capacitou novos treinadores de natação. Novamente o evento aconteceu nas dependências do Hotel Mar Palace e teve sua abertura no auditório da Federação de Remo do Rio de Janeiro. Ao todo 30 técnicos de diferentes estados brasileiros participaram da edição deste ano.

A edição de 2019 contou mais uma vez com palestras de dois coaches ASCA nível 5 internacional: Maviael Sampaio e Djan Madruga. Maviael vive há mais de 20 anos nos Estados Unidos e falou sobre seus anos de experiência nos sistemas da USA Swimming e da NCAA (o campeonato universitário americano). Medalhista olímpico em Moscou-1980, Djan apresentou novidades que acompanhou durante a Feira Mundial da ASCA que aconteceu em setembro nos Estados Unidos e reuniu mais de mil profissionais de diversas partes do mundo.

Alguns dos membros da 6ª Clínica ASCA – Foto: Divulgação

Djan ficou responsável por ministrar os cursos ASCA de nível 1 e 2 e Maviael apresentou o dos demais níveis (3, 4 e 5). Este ano três técnicos cursaram o nível 5 da ASCA: Walace Morgado e Paulo Sérgio Cavalleiro Mota da Silva do Rio de Janeiro e Bruno Morisse de São Paulo. O evento tem como objetivo promover a capacitação internacional da ASCA no Brasil, propiciar intercâmbio de informações técnicas e ajudar na integração entre profissionais de educação física interessados em treinamento de natação.

Criada em 1959 e sediada em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a ASCA é a maior associação capacitadora de treinadores de natação tendo certificado mais de 11 mil treinadores pelo mundo. A 6a edição da clínica no Brasil contou com patrocínio da FINIS e da FARJ, divulgação da SWIM CHANNEL e apoio do Hotel Mar Palace, NadeBem e ABTDA, além de realização de Djan Madruga.

Tags

ASCA Clínica ASCA Djan Madruga FARJ Hotel Mar Palace Maviael Sampaio Rio de Janeiro técnicos de natação

Notícias relacionadas