6ª Clínica ASCA chega ao Rio de Janeiro em novembro

Maior associação capacitadora de treinadores de natação do mundo abre inscrições para a cínica no Brasil

16/10/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Djan Madruga durante clínica na ASCA - Foto: Reprodução

Djan Madruga durante clínica na ASCA - Foto: Reprodução

Será realizado entre os dias 8 e 13 de novembro, no Mar Palace Hotel, o Rio de Janeiro, a 6ª Clínica ASCA no Brasil. Criada em 1959 e sediada em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a ASCA é a maior associação capacitadora de treinadores de natação tendo certificado mais de 11 mil treinadores pelo mundo.

As inscrições estão abertas no site oficial da entidade (clique aqui para acessar). A abertura do evento será realizada no último dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Junior de Natação, sexta-feira dia 8 de novembro às 14h, entre as eliminatórias e finais no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes de continuar a capacitar treinadores brasileiros, conseguimos nesses cinco anos com que 152 coaches atendessem os Cursos da ASCA aqui no Brasil, e seis deles atingiram o nível 5 máximo da ASCA, sendo eles: Alberto Klar, Armando Negreiros, Carlos Fernandes, Celia Targat Rodrigues, Gabriel Costa e Maressa Nogueira”, comentou Djan Madruga medalhista olímpico e que também será palestrante.

Maviael Sampaio – Foto: Arquivo pessoal

A clínica será ministrada por Maviael Sampaio, treinador brasileiro residente nos Estados Unidos há 18 anos. Formado em Educação Física, com Mestrado em Cinesiologia pela University of North Dakota, ele trabalhou como “head coach” no Yara Clube de Marília, USIPA, Flamengo, Universidade de Dakota do Norte, Etown Dolphins Swim Team, Elizabethtown High School Swim Team e Swimchester Sailfish Swim Team. No Rio ele vai ministrar os cursos de certificação internacional da ASCA nos níveis 3, 4 e 5. Como nadador, representou a seleção brasileira nos Jogos Pan Americanos e no Campeonato Sul-Americano.

Sampaio foi o primeiro treinador sul-americano à se tornar Head Coach de uma Universidade nos EUA e foi também o primeiro a atingir o nível 5 da ASCA, além de ser eleito pela NCAA “Coach of the Year”. No Brasil foi treinador da seleção brasileira absoluta no Pan-Americanos de 1999 em Winnipeg, nos Mundiais de curta de Hong Kong-1999 e Atenas-2000, nos Sul-Americanos de San Felipe-1998 e Mar del Plata-2000 e nas etapas do Rio de Janeiro na Copa do Mundo de curta de 1998, 1999 e 2000.

Djan Madruga durante clínica na ASCA – Foto: Reprodução

A 6ª Clínica da ASCA no Brasil tem por objetivo promover capacitação internacional da ASCA no Brasil nos níveis 1, 2, 3, 4 e 5, propiciando intercâmbio de informações técnicas e fazendo a integração entre profissionais de educação física interessados em treinamento de natação.

Abrange áreas específicas da natação desde a iniciação até o treinamento de alto rendimento passando pela gestão da piscina relação com pais ,e política desportiva local, nacional e internacional. A carga horária será de 43 horas. Para mais informações, acesse o site: https://www.asca.esp.br/.

Tags

ASCA Clínica ASCA Djan Madruga Maviael Sampaio natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas