Roma

A incansável Rafaela Monilly

Após um fim de semana intenso com vitória na 14 Bis e pódio no Canal de Ilhabela, nadadora se prepara para o Brasileiro em Salvador

14/11/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Rafaela Monilly - Foto: Reprodução/Instagram
Rafaela Monilly - Foto: Reprodução/Instagram

Rafaela Monilly - Foto: Reprodução/Instagram

Rafaela Monilly - Foto: Reprodução/Instagram

Sábado dia 9 de novembro: nadar 24 km na tradicional Maratona Aquática 14 Bis, sagrar-se campeã da ultramaratona e ainda estabelecer um novo recorde na prova.

Manhã de domingo dia 10 de novembro: nadar 3,8 km na Travessia do Canal de Ilhabela, disputar a vitória braçada a braçada contra uma nadadora da seleção brasileira e terminar como vice-campeã geral.

Tarde de domingo dia 10 de novembro: deixar a Praia do Engenho D’Água as pressas, encarar a balsa de Ilhabela a São Sebastião e chegar a tempo de prestar a prova do Enem em Caraguatatuba.

Quarta-feira dia 13 de novembro: embarcar para Salvador para nadar mais duas travessias no fim de semana, uma de 5 km e outra de 10 km, válidas pela última etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas da CBDA.

Rafaela Monilly – Foto: Mormaii Natação

Cansou? Pois é, esta foi a incrível semana da jovem nadadora Rafaela Monilly que vem despontando com uma das maiores revelações da natação de águas abertas dos últimos anos. Atleta da Equipe de Caraguatatuba, Rafaela vem tendo um ótima temporada em 2019. Além destas conquistas recentes, ela já havia conquistado vitórias no Campeonato Paulista da FAP e no Desafios Aquaman, além de somar medalhas no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas da CBDA.

Treinada pelo Coach João Baduca, Rafaela contou a SWIM CHANNEL que precisou ajustar sua agenda para poder encarar as duas provas. “Minha preparação para nadar as duas travessias no último fim de semana foi bastante intensa. Realizei dois treinos diários com minha equipe multidisciplinar e fizemos ajustes na dieta e suplementação para os desafios. Também trabalhei muito a parte física e principalmente a parte mental já que foi a primeira vez que nadei uma ultramaratona”, conta a nadadora.

Pódio feminino da edição 2019 da 14 Bis – Foto: Instagram/Vitoria Farabulini

Além da missão nas águas, Rafaela dividiu sua atenção com a prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio que serve para avaliar a qualidade do ensino médio no país e dá ao aluno oportunidade de utilizá-la para seleção em universidades públicas. Aos 18 anos ela faz questão de ressaltar a importância dos estudos. “Sempre procuro conciliar os estudos com o esporte porque pretendo cursar faculdade no futuro e sei que não posso deixar isso de lado”, disse.

Porém, o Enem não foi o mais difícil para a jovem atleta/estudante. “Sem dúvida o mais difícil de tudo que aconteceu no fim de semana foi nadar a 14 Bis. Por ser uma prova muito longa e uma distância que nunca havia nadado antes estava um pouco apreensiva, mas deu tudo certo e consegui superar uma fobia que tinha de nadar em locais com águas mais escuras onde não consigo enxergar o fundo”, revelou.

Rafaela Monilly (a direita) durante a chegada em Ilhabela – Foto: Reprodução/Instagram

Atleta membro do Time Mormaii, Rafaela colocou como seu grande objetivo neste ano o Campeonato Brasileiro de Águas Abertas da CBDA e tem como meta terminar entre as cinco melhores do país. “Tanto a 14 Bis, quanto a Travessia do Canal de Ilhabela serviram como preparação e treinamento para esta etapa em Salvador. Este é o meu principal objetivo em 2019 e nas duas provas que nadei pude fazer alguns ajustes visando o Campeonato Brasileiro”, finaliza.

Neste fim de semana, Rafaela nada no sábado os 10 km e no domingo os 5 km na Praia de Inema, em Salvador. A tradicional prova no litoral baiano encerra a temporada nacional da CBDA que tem como líderes do circuito Betina Lorscheitter no feminino e Alexandre Finco no masculino. Confira aqui o start list dos 10 km e o dos 5 km da etapa baiana.

Tags

Águas abertas Maratona Aquática 14 Bis natacao Rafaela Monilly Travessia do Canal de Ilhabela

Notícias relacionadas