A maior prova de águas abertas do Brasil

Desafio Por do Sol na Ilha do Mel em 2020 terá 45 km de percurso; trio de atletas fará evento teste durante o feriado de Corpus Christi

18/06/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da Ilha do Mel - Foto: Reprodução
O trio Alan Viana, Thiago Rebollo e Glauco Rangel  Foto: Reprodução/arquivo pessoal

O trio Alan Viana, Thiago Rebollo e Glauco Rangel Foto: Reprodução/arquivo pessoal

Vista da Ilha do Mel - Foto: Reprodução

Em 2020 o calendário nacional de águas abertas ganhará uma nova prova. E não será uma prova qualquer, será a maior em distância no Brasil. Com 45 km, o Desafio Por do Sol esta previsto para ser disputado em junho de 2020 na encantadora Ilha do Mel, no litoral paranaense. Com um percurso de dificuldade elevada em função da distância e mudança de maré ao longo do trajeto, a ultramaratona terá mais de 13 horas de duração e promete uma experiência única aos participantes que largaram na escuridão da madrugada e chegarão com vista para o Por do Sol da ilha.

Com tantos desafios e muitas horas dentro d’água, a ultramaratona aquática passará por alguns ajuste antes de finalmente ser aberta para o público geral. E para que tudo corra bem três experientes nadadores de águas abertas vão fazer um evento teste neste feriado visando ajudar a organização do evento na preparação do desafio para 2020: Glauco Rangel, Thiago Rebollo e Alan Viana.

O trio Alan Viana, Thiago Rebollo e Glauco Rangel Foto: Reprodução/arquivo pessoal

“São três atletas de muita experiência que além de ajudarem na preparação do desafio, também utilizarão o teste como preparação para a Travessia do Canal da Mancha que eles vão realizar nos próximos anos”, conta Edgard França Neto, o idealizador da prova e responsável pelo Circuito Summit de águas abertas. Edgard conta ainda que neste evento serão feitos vários ajustes.

“A largada será as 3h da madrugada, sendo que as primeiras três horas iniciais serão feitas no escuro com apoio de barco e caiaques. Será muito importante para testarmos a situação da segurança. Ao longo de todo o caminho os atletas estarão sendo hidratados e alimentados segundo o programa próprio de cada nadador, que também será importante para ajustarmos essa parte da hidratação no evento do ano que vem”, finaliza.

Evento acontece neste feriado – Foto: Reprodução

Dos três nadadores Glauco Rangel é o mais experiente com várias provas no currículo e muitos feitos na carreira. O atleta vai encarar na Ilha do Mel a prova mais longa de sua vida e esta ansioso e receoso para cair na água. “Tive recentemente uma dengue bem forte, mas meus últimos exames foram bastante positivos e estou apto para nadar. Será também a prova de maior duração que eu vou fazer, já que estimamos de 13 a 14 horas na água”, afirma o nadador que esta inscrito para a Travessia do Canal da Mancha no ano que vem.

Thiago Rebollo também vai encarar o Canal da Mancha, mas em 2021. O nadador afirmou que esta será sua maior prova em distância nadada e esta ansioso para encarar o desafio. “Será um teste muito importante para nós três e pra mim também uma novidade. Serão 14 horas de prova e quero muito ver como o corpo reage a tantas horas dentro d’água. Iremos nadar de sunga para ir se ambientando ao Canal da Mancha e acredito que será também um teste mental pois nadaremos de madrugada e precisamos estar atentos a hidratação”, destaca o atleta que lembra que o trio nadará a distância em ritmo moderado para testar o percurso e características do evento.

Vista da Ilha do Mel – Foto: Reprodução

Por fim, o terceiro membro da equipe Alan Viana afirma que o desafio vai exigir muito da capacidade física e mental do trio, além de ser uma ótima experiência para os atletas buscarem se superar. “Acredito que uma das maiores dificuldades, além da distância, será aguentar a temperatura baixa da água que não estou acostumado a nadar habitualmente sem trajes. E nos preparar para as correntes contras que inevitavelmente iremos pegar. A expectativa é grande de encarar meu maior desafio até hoje”, conta o atleta que recentemente concluiu o Amazon 30 K nas águas do Rio Negro em Manaus.

Os três fizeram no último sábado (dia 15) um treino conjunto para alinhar os ritmos e tudo correu bem na preparação. “É muito legal fazer parte desse evento, por ser algo inédito no Brasil e poder ajudar a preparação deste novo desafio de águas abertas”, diz Thiago Rebollo. O evento teste será realizado durante o feriado de Corpus Christi. Já a prova oficial esta agendada para ser realizada no dia 13 de junho de 2020. Para mais informações, detalhes e curiosidades, acesse a página oficial do desafio clicando aqui.

Tags

Águas abertas Alan Viana Desafio Por do Sol Glauco Rangel Ilha do Mel natacao Thiago Rebollo ultramaratona aquática

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas