A natação como instrumento de ação social

Através de doações oriundas da venda de produtos a Nixie Swim ajuda entidades que apoiam crianças carentes e pessoas com deficiência

20/12/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Projetos sociais e esporte - Foto: Divulgação

Projetos sociais e esporte - Foto: Divulgação

Além de ser uma atividade que propicia saúde e bem-estar, o esporte também é utilizado como ferramenta de promoção de diversas ações de cunho social. São muitas as histórias de empresas que através das mais diversas modalidades esportivas ajudam a promover ações sociais, obterem maior interação e apoiar projetos beneficentes. E esses atos ocorrem de diferentes formas, como criação de escolinhas para crianças, realização de eventos, doações de material para prática esportiva, destinar parte da venda para uma causa específica, etc.

Atualmente muitas empresas que atuam no setor esportivo, como fabricantes, fornecedores e promotores de eventos têm ações de cunho social utilizando o esporte como essa ferramenta para conclusão destes projetos. Uma das empresas que adota esse tipo de estratégia é a marca de swimwear Nixie Swim, que destina parte das vendas de suas coleções para instituições que atendem crianças carentes e pessoas com deficiência.

Projetos sociais e esporte – Foto: Divulgação

“Iniciamos com uma coleção beneficente primeiramente com o Projeto Caslu (mundocaslu.com.br) em dezembro de 2017 com o objetivo de ajudar a ONG nas doações de natal das crianças. Em 2018 fizemos uma parceria com a Joanna Maranhão e a ONG Infância Livre onde vendemos, cerca de cem peças, todas com 100% do lucro revertidos para a ONG. Conseguimos finalizar a ação em setembro deste ano, onde 55 crianças receberam kits de maiôs, sungas e toucas para realizar as aulas de natação e cartinhas de incentivo escritas pelos nossos atletas do Team Nixie”, conta Amanda Russo, idealizadora e responsável pela Nixie Swim que destina R$ 2,00 de cada venda de seus produtos para instituições que proporcionam e incentivam esporte e educação para crianças e pessoas carentes.

Ações como essa ajudam a incentivar as crianças a continuarem praticando esporte e obtendo mais momentos de lazer e diversão em suas vidas. Inclusive, a própria Nixie Swim acredita que dessa forma as doações não serão limitadas e poderão atingir mais pessoas que precisem de ajuda, potencializando dessa forma as doações que deverão se expandir no futuro.

Projetos sociais e esporte – Foto: Divulgação

“Nós realizamos doação para a ONG Infância Livre, Mundo Caslu, AACD e estamos em busca de mais instituições. A ideia não é fazer doações pontuais e sim constantes. A AACD faz um trabalho muito lindo e que precisa ser mais divulgado, utilizando o esporte como processo de reabilitação para pessoas com deficiência física. Hoje eles têm turmas de natação e recentemente iniciaram uma turma de nado artístico sob o comando da educadora física Edna Garces na piscina do Centro Paralímpico. Através desses projetos buscamos também mobilizar parceiros para que a gente acumule mais forças e doações para essas pessoas que realmente precisam”, finaliza Amanda.

Sem dúvidas o esporte é uma importante ferramenta para difusão de ideias e promoção de sociabilização, um campo que pode ser muito mais bem explorado para ações sociais visando ajudar a quem precisa. Veja abaixo como obter mais informações sobre os projetos apoiados pela Nixie Swim.

ONG Infância Livre: https://joannamaranhao.com.br/projetos/.

Mundo Caslu: http://mundocaslu.com.br/.

AACD: https://aacd.org.br/aacd-esporte.

Tags

ação social Joanna Maranhão natacao Nixie Swim projeto social

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas