A natação é a atividade extraescolar mais popular no Japão

Uma pesquisa do site Ikōyo comprovou que a modalidade é a atividade extraescolar mais popular no país

19/05/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Natação é o curso mais indicado pelos pais no Japão - Foto: Reprodução
Jovens japoneses na escola - Foto: Reprodução

Jovens japoneses na escola - Foto: Reprodução

Natação é o curso mais indicado pelos pais no Japão - Foto: Reprodução

A natação é um dos esportes mais praticados em todo mundo. No Japão, por exemplo, sabe-se que um grande número de adultos e crianças praticam a modalidade. Em pesquisa realizada pelo site Ikōyo, divulgada recentemente pelo portal Nippon.com, revelou-se que a natação é a atividade extraescolar mais popular no país.

A pesquisa diz que embora menos de 30% das crianças até os 3 anos de idade estejam matriculadas em algum tipo aula, essa proporção sobe para 40% para crianças de 4 anos e atinge uma faixa de 60 a 80% para crianças de 5 anos ou mais. A natação ainda é o esporte individual que permanece em primeiro lugar no ranking de atividades extracurriculares, isso porque é a atividade que mais agrada os pais.

Veja a porcentagem de atividades extraescolares por faixa de idade:

Porcentagem de atividades extraescolar por idade – Foto: Reprodução/Nippon.com

 

A natação foi a atividade mais popular escolhida por 38% dos entrevistados e ocupa o primeiro lugar por quatro anos consecutivos desde a pesquisa de 2017. Os pais comentaram que é a principal causa da escolha é a saúde e a prevenção. “Meu filho tinha asma, então eu pensei que nadar o ajudaria a fortalecer seus pulmões” ou “é uma habilidade que salva vidas” são alguns dos comentários dos pais de pequenos japoneses.

O fato de ser um esporte individual também atrai alguns familiares que pensam que “é menos pesado porque você não precisa se revezar” ou “porque não precisa lavar tanta roupa quanto em outros esportes”.

Veja abaixo as atividades extraescolares mais habituais no Japão:

Atividade extraescolar mais habituais – Foto: Reprodução/Nippon.com

 

Uma enquete realizada no site “Gooppy” revelou os cursos extraescolares que “realmente valeram a pena” na opinião dos pais e a natação voltou a ser a mais votada com 333 pontos. O segundo lugar ficou com o curso de inglês com 313 pontos e em terceiro vem a caligrafia com 211 pontos.

Matéria realizada com informações do portal Nippon.com. Clique aqui para ler.

Tags

curiosidade Japão natacao natação japonesa

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas