A piscina mágica de Santos

12/09/2016

Facebook Twitter

Tem início nesta segunda o Troféu José Finkel, o campeonato brasileiro de inverno. Após 11 anos a competição voltará a ser disputada na famosa piscina do Clube Internacional de Regatas em Santos, conhecida por muitos como a piscina mágica devido ao passado de glórias e recordes mundiais estabelecidos no clube. Lá foram cravados três marcas que recordamos nas linhas abaixo.

Em 1993 aconteceram os dois primeiros recordes mundiais na piscina do clube durante o Troféu José Finkel daquele ano. Nos 100m livre o responsável foi Gustavo Borges que era a principal estrela da natação nacional e então vice-campeão olímpico na distância. Na final da prova ele nadou forte e não deu chances para os adversários, vencendo com 47s94 e batendo o antigo recorde do alemão Michael Gross.

O outro recorde mundial aconteceu três dias depois da vitória de Gustavo. Ao fim da competição foi realizada uma tomada de tempo do revezamento 4x100m livre com os quatro melhores nadadores do Brasil na época visando justamente bater o recorde mundial que pertencia a Suécia. A equipe além de Gustavo tinha Fernando Scherer, Teófilo Ferreira e José Carlos Souza. E o quarteto cumpriu a missão ao cravar a nova marca mundial em 3min13s97, tempo que foi novamente superado pelo mesmo time na final do Campeonato Mundial de curta daquele mesmo ano.

A última marca mundial na piscina do Internacional de Regatas aconteceu em 2005, durante o Torneio Open que era uma das seletivas para o Campeonato Mundial de piscina curta em Xangai. Kaio Marcio de Almeida fazia uma temporada espetacular e vinha ameaçando o recorde mundial dos 50m borboleta há alguns meses. Na final da prova ele finalmente conseguiu a façanha ao nadar para 22s60, tempo que vigorou como recorde por três anos.

A competição será também a única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontece em dezembro na cidade canadense de Windsor. Serão 353 nadadores em ação e os resultados e balizamentos podem ser conferidos no site da CBDA, clicando aqui.

 Por Guilherme Freitas

Tags

Gustavo Borges Internacional de Regatas Kaio Márcio de Almeida piscina mágica recorde mundial Santos Troféu José Finkel