A primeira dupla que tenta atravessar do Leme ao Pontal

14/12/2016

Facebook Twitter

Samir encerra o ano com um novo desafio – Foto: Matheus Meireles

Fim de temporada é na grande maioria das vezes sinônimo de férias de atletas, poucas provas, inúmeras retrospectivas e planos para o ano seguinte. Porém, este final de ano das águas abertas ainda promete muitas emoções. Estão agendadas para este fim de semana nada mais, nada menos do que cinco tentativas de travessia do Leme ao Pontal, na cidade do Rio de Janeiro. Serão duas tentativas solo com Marcos Campos e Vitor Gadelha e mais três por equipes em revezamento: uma dupla da Elo Academia, um sexteto do TeamRR e um quarteto do Team Maia.

Todos eles precisam concluir as travessias na janela de 16 a 22 de dezembro para entrarem na galeria dos atletas que já conseguiram completar os 35 km que separam a Praia do Leme da do Pontal. A ideia de nadar de uma ponta a outra surgiu após Luiz Lima encarar e vencer o desafio em 2008. Após sua empreitada foi a vez de Adherbal de Oliveira, Paulo Amaral e Patrícia Farias também nadarem com êxito o percurso. Com o aumento na procura pela travessia foi criada a Leme to Pontal Swimming Association (LPSA) com a função principal de promover e organizar as travessias individuais ou em revezamento entre os dois famosos pontos da cidade do Rio de Janeiro e oficializar os resultados.
Os nadadores Hélio e Samir - Foto: Arquivo pessoal

Os nadadores Hélio e Samir – Foto: Arquivo pessoal

A primeira tentativa de travessia do percurso nesta fim de semana será feita por uma dupla com bastante experiência nas águas abertas: Samir Barel e Hélio Padilha,que buscam ser a segunda equipe a completar o desafio. Samir dispensa apresentações, afinal tem no currículo diversas participações em provas de águas abertas e este ano conquistou o título da Tríplice Coroa ao concluir com novo recorde sul-americano a Travessia do Canal de Catalina. Já Hélio tem no currículo duas provas completas do Ironman (principal prova do mundo no triatlo) e duas edições da Travessia 14 Bis. E ambos estão preparados e  motivados para encarar este novo desafio.

“A expectativa é nadar entre 11h e 14h. Nossa estratégia será curtir cada braçada, revezando de hora em hora e aproveitando esta oportunidade única de ver o Rio de Janeiro por outro ângulo fazendo aquilo que nos dá prazer que é nadar. Como já nadei a noite no mar, acredito que deva iniciar a prova, pois assim darei mais confiança e tempo para o Hélio se concentrar e visualizar o que deverá ser feito”, conta Samir quer será o capitão do revezamento. “Pretendo curtir e meditar durante o trajeto da prova e quero difundir a maratona aquática, mostrar que todos somos capazes de planear sonhos e executá-los com prazer e alegria”, reforça Hélio que aos 53 anos tenta adicionar ao currículo mais uma grande conquista.

Samir venceu com novo recorde - Foto: Flávio Perez/OnboardSports

Samir será o capitão da dupla – Foto: Flávio Perez/OnboardSports

A travessia da dupla iria acontecer entre a 1h e 3h da manhã desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, com saída no Píer da Urca, no Rio de Janeiro, próximo a Praia do Leme. Porém, devido as condições climáticas adversas os nadadores optaram por não realizar a prova que será reagendada para 2017. Confira abaixo um breve perfil dos nadadores:

Nome completo: Hélio Padilha
Idade: 56 anos (18/11/1960)
Profissão: Médico Obstetra
Desde quando nada no mar: 2008
Frequência dos seus treinos: seis dias por semana

Nome completo: Samir Botelho Barel (Capitão do time)
Idade: 33 anos (09/07/1983)
Profissão: Educador Físico e Empresário
Desde quando nada no mar: 2008
Frequência dos seus treinos: seis dias por semana

Por Guilherme Freitas

Colaborou Érika Guimarães

Tags

Águas abertas Elo Academia Hélio Padilha Leme ao Pontal Leme to Pontal Swimming Association Rio de Janeiro Samir Barel