A primeira piscina olímpica

03/05/2016

Facebook Twitter

Há duas semanas o palco da natação dos Jogos Olímpicos deste ano foi apresentado ao público, aos atletas e ao mundo. O moderno Estádio Olímpico Aquático, localizado dentro do Parque Olímpico do Rio-2016 impressionou pela beleza, arquitetura e infraestrutura. Sem dúvida será uma das arenas que serão lembradas eternamente quando falarmos de natação olímpica no futuro. Mas você sabe qual foi a primeira piscina construída para a realização de uma edição olímpica? Depois de três disputas em águas abertas (em 1896 no mar, em 1900 em um rio e em 1904 em um lago), a organização dos Jogos de Londres-1908 resolveu construir uma piscina temporária para a disputa olímpica.

Os moldes da piscina dos Jogos de 1908 são surreais em comparação aos dias de hoje. A piscina de 100 metros de comprimento foi montada dentro do White City Stadium, porém, não foi o estádio que teve que ser adaptado (como aconteceu com a Kazan Arena no Mundial de Esportes Aquáticos do ano passado). A piscina foi colocada num canto do estádio, entre o gramado e as arquibancadas (veja na imagem abaixo). Algo impensável para os dias atuais já que parte do público não conseguiria assistir as provas devido a distância física e também prejudicaria os patrocinadores que perderiam visibilidade com placas de publicidade afastadas do campo de visão.

Público acompanha as provas de natação em 1908 - Foto: Getty Images

Público acompanha as provas de natação em 1908 – Foto: Getty Images

Grande potência na época dos Jogos, o Império Britânico detinha colônias na Ásia, África e América, o Reino Unido resolveu não economizar nos gastos para os Jogos. A começar pelo estádio White City onde estava sediada a piscina. Com capacidade para 68 mil pessoas (atingia 110 mil com acentos temporários) o local, construído na zona leste de Londres, custou 60 mil libras (algo em torno de 6,5 milhões de libra ou aproximadamente R$ 33 milhões na cotação atual das moedas) e ainda sediou outras modalidades como atletismo, futebol, hóquei na grama, saltos ornamentais, polo aquático e ciclismo.

Nesta Olimpíada aconteceram apenas seis provas, todas no masculino: 100m, 400m e 1500m livre, 100m costas, 200m peito e revezamento 4x200m livre. Os nadadores britânicos foram os grandes vencedores ao ganharem sete medalhas, sendo quatro de ouro. O atleta da casa, Henry Taylor foi o principal nome da Olimpíada ao conquistar três medalhas de ouro.

Imagem da cerimônia de abertura da natação em 1908 - Foto: International Sport by Theodore Cook

Imagem da cerimônia de abertura da natação em 1908 – Foto: International Sport by Theodore Cook

Um dos grandes templos do esporte britânico, o White City Stadium sobreviveu ao longo do século XX. Nele foram realizadas outros grandes eventos como os Jogos do Império Britânico em 1934, corridas de motocross e partidas de futebol do time do Queens Park Rangers. Em 1985 aconteceu a demolição do estádio e no local foi construído um novo complexo de prédios da emissora de TV BBC.

Por Guilherme Freitas

Tags

curiosidades história Jogos Olímpicos Londres-1908 natacao