A volta das competições nacionais em piscina!

2º Torneio Federação Aquática Pernambucana em Recife segurá rígidos protocolos de volta e reunirá 185 atletas de dez estados

17/09/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vista do Parque Aquático Santos Dumont - Foto: Paulo Oliveira

Vista do Parque Aquático Santos Dumont - Foto: Paulo Oliveira

A natação brasileira retorna suas atividades competitivas neste sábado com a realização do 2º Torneio FAP de Natação. Ao todo, serão 185 atletas de dez estados divididos entre as categorias pré-mirim à sênior. O torneio será realizado no Parque Aquático Santos Dumont, em Boa Viagem, Pernambuco, que receberá a primeira competição oficial no Brasil após a parada devido a pandemia do COVID-19.

A Federação Aquática de Pernambuco (FAP) com apoio do Governo do Estado e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), preparou a estrutura para o retorno das competições. De acordo com o presidente da FAP, Marcelo Falcão, a organização do evento pensou em cada detalhe para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos.

“Normalmente, todas as pessoas que vão ao Parque Aquático ficam nas arquibancadas. Desta vez, apenas os atletas (185) serão autorizados a permanecerem lá. A capacidade total da arquibancada é de 1260 pessoas, então certamente garantiremos o distanciamento social entre as pessoas”, disse o presidente.

Arquibancadas com distanciamento – Foto: Instagram Coach Alex Pussieldi

Além da distância entre os atletas na arquibancada a competição terá protocolos rígidos de segurança para evitar aglomerações como: aquecimento por horário de equipes e raias definidas, piscina de soltura que não poderá ser usada evitando aglomerações, torneio sem cerimônia de premiação, medalhas higienizadas e dentro de sacos evitando o manuseio, rotas de entrada e saída para evitar aglomerações, não haverá cadeiras no banco de controle e nas raias para evitar o contato e troca de materiais entre atletas e árbitros.

O 2º Torneio FAP de Natação terá atletas de dez estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Participarão nadadores das categorias pré-mirim a sênior, também divididos em horários para evitar que todas as pessoas estejam no Parque Aquático ao mesmo tempo.

Entre os atletas o sentimento é de alívio e felicidade pelo retorno. Lincoln Cunha que representa o Clube de Regatas do Flamengo e treina no Projeto Aqua em Vila Velha com o treinador Alexandre Antunes se vê preparado para o retorno e se diz ansioso em voltar as competições. “Pra mim vai ser uma competição teste de tudo o que treinei e espero conseguir abaixar meus tempos. Sobre a volta, estou muito feliz e com muita saudade, mas psicologicamente estou tranquilo e pronto”, comentou.

Vista do Parque Aquático Santos Dumont – Foto: Reprodução

Já Guilherme Caribé, de 17 anos e atleta do Clube dos Empregados da Petrobrás em Salvador também se mostra animado para a competição. “Fico muito feliz em poder participar dessa competição e estou a bastante tempo sem competir. Minhas expectativas são as melhores possíveis, quero abaixar o tempo das minhas provas e fazer o melhor que eu puder”, disse o jovem atleta.

Essa sensação de felicidade em retornar e sentir-se seguro em retornar as atividades é compartilhada por Gustavo Otsuka, gerente de Natação da CBDA. “É com muita satisfação que voltamos às competições nos Brasil. Os atletas estão empolgados com o retorno das competições e o principal: todos se sentindo seguros de irem à competição tendo a certeza que os protocolos serão cumpridos”, comentou.

A competição terá transmissão ao vivo da TV CBDA através deste link: tvcbda.tvnsports.com.br. As categorias pré-mirim a petiz nadam a partir 8h e das 15h. Já os atletas de infantil a sênior caem na água a partir das 10h e das 16h. Clique aqui para regulamento completo da competição e aqui para ver o start list.

Tags

CBDA COVID-19 FAP natacao Recife Torneio FAP

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas