A volta de Rikako Ikee às piscinas

Nadadora japonesa, afastadas das piscinas desde 2019 devido a leucemia, anuncia volta aos treinos e sonha com os Jogos de Paris-2024

03/07/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Rikako Ikee - Foto: Mike Lewis
Rikako Ikee - Foto: Reprodução

Rikako Ikee - Foto: Reprodução

Rikako Ikee - Foto: Mike Lewis

Amanhã a nadadora japonesa Rikako Ikee completa 20 anos. Depois de ter sido diagnosticada com leucemia no começo do ano passado durante uma sessão de treinos, a atleta anunciou sua primeira competição após voltar aos treinamentos: o Campeonato Intercolegial do Japão previsto para outubro.

Rikako está treinando quatro vezes por semana e tem sessões semanais de treinamento na academia visando esse primeiro desafio em outubro. “Meu objetivo atual é o campeonato intercolegial do Japão. Estou treinando duro, acreditando que haverá um torneio. Sinto que estou ficando mais forte dia após dia. Acho que minha capacidade de nadar voltou ao nível que estava no meu primeiro ou segundo ano do ensino médio”, completou a nadadora.

Rikako Ikee – Foto: Reprodução

Ela está se reabilitando depois de passar quase um ano no hospital em tratamento para leucemia linfocítica aguda. Apenas alguns meses depois de ter sido eleita a melhor atleta dos Jogos Asiáticos em 2018, ela revelou seu diagnóstico e começou seus tratamentos. A japonesa ficou no hospital até dezembro do ano passado depois de tratamentos quimioterápicos intensos. Desde que retornou aos treinos e a academia, Rikako mudou de treinador deixando Jiro Miki e indo trabalhar com Isamu Nishizaki para a nova campanha olímpica.

Em entrevista ao site SwimSwam, a nadadora comentou que vai ao hospital uma ou duas vezes por mês para exames médicos regulares e reiterou que seu principal objetivo estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. “Os Jogos de Tóquio foram adiados por um ano, e esperava-se que eu competisse, mas estou visando mesmo 2024. Espero construir uma base sólida, já que não estou mais presa às Olimpíadas do ano que vem”, completou.

Rikako Ikee – Foto: Peter H. Bick

Depois de grande campanha nas categorias de base, Rikako esteve nos Mundiais Júnior de x e Indianápolis-2017 conquistando 11 medalhas. Participou também dos Jogos do Rio-2016, nadando quatro provas individuais e três revezamentos. Aos 16 anos, chegou em sexto lugar nos 100 metros borboleta em sua única final individual. Em 2018 conquistou o maior número de medalhas da história dos Jogos da Ásia com sete pódios, sendo quatro ouros e três pratas.

A atleta segue bastante popular no Japão e está em comerciais e campanhas. No próximo dia 23 de julho, que marca um ano para a abertura da Olimpíada, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio vai organizar um evento sem público no Estádio Nacional de Tóquio para a contagem regressiva e a atleta foi escolhida para fazer o discurso.

Tags

Japão Jogos Olímpicos natacao natação japonesa Rikako Ikee

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas