Após quase 20 dias esperando por uma oportunidade finalmente Adherbal de Oliveira completou hoje com sucesso a famosa Travessia do Estreito de Gibraltar de aproximadamente 14 km. Saindo da Espanha até chegar a costa marroquina, ele encarou um mar agitado e fortes ventos. A tentativa de atravessar o estreito que separa a Europa da África estava marcada para a semana passada, porém, as péssimas condições climáticas impediram que a tentativa fosse realizada. Com o mar muito mexido e fortes correntezas, a organização do estreito não autorizou a partida do brasileiro.
Restou a Adherbal continuar focado e treinando em solo espanhol para buscar atravessar o estreito nesta semana. Hoje as condições climáticas estavam melhores, embora o atleta tenha encarado um mar bem agitado e correntezas. Junto com ele estava outro atleta que esperava a oportunidade para nadar, o americano Judy Sicat. Para evitar colocar a vida e saúde dos atletas em risco os organizadores exigiram que ambos nadassem próximos e no mesmo ritmo. Como Sicat nadava em ritmo mais lento, Adherbal teve que acompanhá-lo e nadar mais devagar o que lhe tirou a chance de buscar algum recorde nas águas do estreito.
O nadador da Equipe Navegantes e patrocinado pela Ítaca Esportes foi acompanhado pelo técnico Renato Ribeiro que manteve-se junto de Adherbal durante todos estes últimos dias motivando seu atleta e buscando deixá-lo focado. “Foi uma prova diferente, com muito emoção, suspense e adrenalina. Hoje foi um dia belíssimo e as condições foram ideais para nadar. Agradeço a Deus, meus patrocinadores e amigos que torceram para mim e mandaram muita energia positiva”, disse Adherbal após completar a travessia.
Esta foi a terceira prova do Desafio Ocean Seven concluída com sucesso pelo experiente nadador. Antes de Gibraltar Adherbal já havia completado a Travessia do Canal da Mancha em 2015 e a Travessia do Canal de Catalina no ano passado. Agora Adherbal terá pela frente outras quatro travessias: Canal de Molokai, Canal de Tsugaru, Estreito de Cook e Canal do Norte. Seu técnico Renato Ribeiro afirmou que em breve traçará novos planos para a próxima aventura. E assim, de prova em prova, Adherbal vai seguindo sua saga para eternizar seu nome
Por Guilherme Freitas
Muito fera este Adherbal !! Sou fã dele e de toda sua equipe navegantes sob o comando do excelente Renato Ribeiro
Gostaria de parabenizar ao Adherbal, um guerreiro!
Também queria saber qusl a distância nadada na prova pois a matéria não cita,
Abraço!