Adherbal de Oliveira conquista o Canal de Catalina!

19/07/2016

Facebook Twitter

O nadador Adherbal de Oliveira – Foto de Glauce Magalhães

O sonho de atravessar a nado os sete mares está se tornando real para o nadador de águas abertas Adherbal de Oliveira. O major da Aeronáutica colocou como grande objetivo completar as sete maiores travessias do mundo, encarando os destinos mais difíceis e fantásticos do planeta. Ano passado ele deu o primeiro passo ao concluir a épica travessia do Canal da Mancha. Além de completar os 33 km que separam a Inglaterra da França, ele ainda bateu o recorde sul-americano da prova.

Hoje ele concluiu a segunda etapa deste desafio ao completar com sucesso a Travessia do Canal de Catalina, que acontece na costa leste dos Estados Unidos entre a Ilha de Santa Catalina e o estado da Califórnia e tem cerca de 36 km de percurso. Esta prova é famosa pelo desafio extremo de se nadar nas águas do mar californiano, conhecido pelas fortes ondulações e por ser habitat de perigosos tubarões. Porém, isso não intimidou Adherbal que novamente superou o recorde sul-americano da prova: 9h10min29s.

Correu tudo bem durante a travessia de Adherbal, que saiu durante a noite da Ilha de Catalina rumo a costa americana e nadou com sinais de iluminação fluorescentes na touca. Acompanhado por um barco de apoio com membros da equipe Navegantes, ele encontrou maiores dificuldades apenas no final da prova quando encarou uma forte correnteza e precisou tomar mais cuidado com grandes pedras na chegada a praia, mas nada foi capaz de desmotivá-lo. Durante a travessia a temperatura média da água foi de 17,2°C. Ao concluir a travessia todo seu staff e equipe celebraram o grande feito do nadador.

O nadador Adherbal de Oliveira - Foto: Desafio 7 Mares/Facebook

Adherbal de Oliveira bateu mais um recorde sul-americano – Foto: Glauce Magalhães

Com essa realização, Adherbal passa a ser o segundo brasileiro a concluir o percurso. Em junho de 1993 Dailza Damas Ribeiro completou a prova em 14h25min43s. E outro brasileiro realizará em breve a travessia: Samir Barel, que vem se preparando para desbravar as águas californianas em outubro.

Após deixar para trás o Canal da Mancha e o Canal de Catalina, Adherbal se volta para o próximo desafio, o Estreito de Gilbratar, entre o continente europeu (Espanha) e o continente africano (Marrocos), uma das provas mais nobres e famosas das águas abertas internacionais. Aos poucos, o sonho de concluir o desafio e figurar na seleta lista daqueles que desbravaram os sete mares vai se tornando realidade.

Por Guilherme Freitas

Tags

Adherbal de Oliveira Águas abertas Desafio dos sete mares Equipe Navegantes Travessia do Canal de Catalina