Afinal, quem foi José Finkel?

Jovem nadador curitibano vítima de câncer linfático dá nome a segunda maior competição da natação brasileira. Conheça este personagem

22/08/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Piscina do Pinheiros - Foto: Reprodução

Piscina do Pinheiros - Foto: Reprodução

Começa amanhã na piscina do Esporte Clube Pinheiros mais uma edição do Troféu José Finkel. Mais precisamente a 47ª edição da competição que foi realizada pela primeira vez em 1972. Em mais de quatro décadas de disputa nas piscinas pelo Brasil a fora, muitos momentos inesquecíveis e importantes da natação brasileira foram registrados. Porém, pouca gente sabe quem é a pessoa que dá nome ao evento. Mas afinal, quem foi José Finkel.

Nascido em 1954 na cidade de Curitiba, Finkel começou a nadar ainda criança no Centro Israelita do Paraná. Talentoso peitista, ele foi um dos destaques da seleção de Curitiba que venceu os 12º Jogos Abertos do Paraná em 1968. Evoluindo cada vez mais nas piscinas e se firmando com um dos melhores nadadores do estado, Finkel se preparava para disputar uma competição em Porto Alegre quando sentiu-se mal durante uma sessão de treinos.

O Pinheiros é o atual campeão do Troféu José Finkel – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Ao retornar para Curitiba passou por uma bateria de exames médicos que o diagnosticaram com câncer linfático.Na época a medicina não era tão avançada quanto hoje e o garoto teve que passar por uma pesada quimioterapia. A doença progrediu de forma rápida e agressiva no organismo de Finkel que não teve chances de lutar contra a enfermidade. Faleceu em sua cidade natal semanas depois aos 17 anos de idade, abreviando uma carreira promissora.

A morte precoce do jovem nadador foi bastante sentida pela comunidade aquática. Um ano depois da tragédia Berek Krieger (presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná) resolveu criar uma competição de natação para homenagear José Finkel. A ideia foi endossada por Ruben Dinard de Araújo (então presidente da Confederação Brasileira de Natação, antiga CBDA). Porém, a competição só saiu do papel em 1972 quando equipes de todo o país se reuniram na reformada piscina do Centro Israelita, em Curitiba, para nadar.

Vista da piscina do Pinheiros, local do Finkel – Foto: Reprodução

Desde então a competição cresceu. Após as cinco primeiras edições acontecerem em Curitiba, o evento passou por outras seis cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Londrina, Florianópolis e Guaratinguetá) sendo disputada, ora em piscina longa, ora em curta. Um evento que tornou-se com o tempo a segunda competição mais importante da natação nacional. E que leva o nome não de um campeão olímpico ou mundial, e sim de um jovem garoto que morreu perseguindo o sonho de brilhar nas piscinas.

A edição 2018 do Troféu José Finkel começa amanhã com eliminatórias pela manhã com início as 9h30 e finais a partir das 17h30 com transmissão ao vivo da TV CBDA. Ao todo serão 342 nadadores em ação na piscina do Pinheiros.

Tags

CBDA Esporte Clube Pinheiros natacao Troféu José Finkel

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas