Afonso Quintas atravessa do Leme ao Pontal

Aos 58 anos de idade, nadador cearense se torna o mais velho a completar o percurso de 36 km no litoral carioca

26/04/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Foto: Leme to Pontal Swimming Association
O nadador Afonso Quintas - Foto: LPSA/Reprodução

O nadador Afonso Quintas - Foto: LPSA/Reprodução

Foto: Leme to Pontal Swimming Association

Após 10h58min48s o nadador Afonso Quintas entrou para a história da Travessia do Leme ao Pontal. Aos 58 anos de idade, o experiente atleta cearense tornou-se o mais velho a completar com sucesso o desafio entre as famosas praias cariocas. Quintas nadou a longa distância de 36 km na categoria solo sem neoprene, tornando-se a 15ª pessoa a realizar o feito com dentro dessas medidas.

Natural do Ceará, Quintas treina no Náutico Atlético Cearense e vinha se preparando há algum tempo para encarar a maior distância de sua vida. Além das sete horas diárias de treinamentos na piscina utilizando a metodologia do técnico e atleta Samir Barel, ele também havia disputado duas vezes a Maratona Aquática 14 Bis que serviram como um aquecimento para a ultramaratona no Rio de Janeiro. Assista abaixo ao momento em que o nadador recebe seu troféu.

Ao longo do percurso Quintas não encarou muitas adversidades climáticas e pegou poucas correntes. Ele manteve durante boa parte da travessia um pace médio de 1min55s por 100 metros nadador. Para o nadador foi uma experiência incrível e diferente, já que foi a primeira vez que ele nadou a noite em mar aberto. Antes da largada ele estava um pouco ansioso para cair na água e afirmou estar muito confiante e bem treinado para encarar os 36 km que tinha pela frente.

“Estou muito feliz e só tenho a agradecer a todos que me ajudaram e torceram por mim. Essa é uma das travessias mais difíceis do país e fico contente por ter conseguido realizá-la. Esse troféu que recebei aqui dedico a minha família, meus amigos, a Márcia Braga que treina comigo e vai realizar em breve a prova, minha nutricionista Fernanda e o professor Samir Barel. Sem ele jamais teria conseguido realizar esse desafio. Essa conquista é nossa”, disse Quintas logo após terminar a prova.

O nadador Afonso Quintas – Foto: LPSA/Reprodução

Com essa travessia já são 37 concluídas, sendo nove de forma solo com neoprene, 15 solo sem neoprene, dez revezamento com neoprene e três revezamento sem neoprene. Para mais detalhes informações visite a página oficial do Leme to Pontal Swimming Association clicando aqui.

Tags

Afonso Quintas Águas abertas Leme ao Pontal LPSA natacao ultramaratona aquática

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas