Águas abertas é um dos destaques do Aloha Spirit de Brasília

Maior festival de esportes aquáticos da América Latina será disputado no Lago Paranoá neste final de semana

19/06/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Aloha Spirit Festival - Foto: Reprodução
Aloha Spirit Festival - Foto: Marcelo Mug

Aloha Spirit Festival - Foto: Marcelo Mug

Aloha Spirit Festival - Foto: Reprodução

A 2ª etapa do Aloha Spirit Festival começa a partir desta sexta-feira (21), em Brasília e vai até domingo (23). Com expectativa de reunir 300 competidores, a natação em águas abertas será uma das principais atrações do evento que será realizado no Lago Paranoá, no Pontão do Lago Sul. A competição contará com duas provas. No sábado acontece a de 3,8 km e no domingo a de 1,5 km.

As provas de águas abertas do Aloha são coordenadas pelo ultramaratonista Samir Barel, que entre outros desafios, já completou a emblemática Travessia do Canal da Mancha. Segundo Samir, em Brasília a maioria dos atletas terá um novo cenário por estarem mais acostumados a nadar no mar. Lá a densidade da água é maior e, consequentemente, a flutuação também. “Muda bastante sim. No mar a flutuação é facilitada devido a diferença na densidade da água. O risco de ventos é parecido, porém, no aspecto correntezas o lago é privilegiado”, comenta. 

Vista área do Lago Paranoá – Foto: Reprodução/Internet

Para ele, a prova de 3,8 km é especial por ser realmente uma travessia, onde os atletas largam de um ponto e chegam em outro. “Acho isso um diferencial, pois exige do atleta muita atenção e autoconhecimento do ritmo por não ter 100% da noção de quanto já nadou e quanto ainda nadará. Considero um desafio muito legal”, ressalta. “Além disso, os atletas têm a oportunidade de curtir a beleza de toda a costa do Lago Paranoá”, completa. 

A disputa da prova longa faz parte do ranking classificatório para definir os atletas para a Prova de Alcatrazes-2020, que tem a mesma distância. “Alcatrazes fica num parque nacional e há restrição ao número de atletas participantes. Por isso que o Aloha Spirit é seletiva e torna as provas ainda mais disputadas”, disse o idealizador do evento, João Castro.

Samir Barel coordena as provas de águas abertas do Aloha Spirit Brasília – Foto: Reprodução/Aloha

Além da natação, o Aloha Spirit em Brasília contará com provas de va’a, as canoas havaianas ou polinésias, surfski, stand up paddle (SUP), paddleboard, surfski, apneia estática e waterman (natação, SUP e paddleboard). Também são realizadas ações socioambientais, culturais e educativas e o Festival Aloha de Cinema, com sessões gratuitas.

Há a realização de rodas de discussão sobre a defesa do meio ambiente, remetendo ao tema central do Aloha Spirit 2019: a Simbologia da ÁguaA largada dos 1,5 km está prevista para ser realizada às 7h do sábado (22) enquanto que a largada da prova longa está prevista para o mesmo horário no domingo. Saiba mais sobre a competição, no site oficial do evento.

Tags

Águas abertas Aloha Spirit Festival Brasília Lago Paranoá natacao Samir Barel

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas