Alan Viana completa o Amazon Challenge

Nadador paulista concluiu com sucesso ultramaratona aquática de 30 km nas águas do Rio Negro em Manaus (AM)

16/04/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Alan Viana - Foto: Alcides Netto
Alan Viana completa o Amazon Challenge de 30 km - Foto: Alcides Netto

Alan Viana completa o Amazon Challenge de 30 km - Foto: Alcides Netto

Alan Viana - Foto: Alcides Netto

O ultramaratonista aquático Alan Viana completou no último sábado (13) o Amazon Challenge de 30 km, a mais nova ultramaratona disputada no norte do país. O atleta nadou o percurso que saiu da Praia do Açutuba, no município de Iranduba, e teve chegada na Praia da Ponta Negra, em Manaus, em 7h48min.

O Desafio contou com muitas adversidades pelo caminho do Rio Negro, como a alta temperatura, o elevado grau de acidez, as fortes correntezas e a chuva, que começou a ficar ainda mais forte na segunda metade da prova. A largada foi dada às 6h da manhã.

“Durante a primeira metade da prova tudo saiu como o planejado. Porém, quando me aproximei do km 15, a temperatura da água já beirava os 33°C. O sol forte com sensação térmica de 36°C refletia meu corpo vermelho dentro da água e a cada braçada o braço entrava quente e finalizava na parte gelada. Isso me causou bastante náusea, vômito durante a prova e muitas vezes sensação de sufocamento. Com essas sensações veio a dificuldade de manter a hidratação adequada e com isso começou a surgir as câimbras. Logo diminui as paradas para 25 minutos e no final para 20 minutos”, disse Alan.

Para completar a prova, o nadador viu nos últimos 5 km o tempo virar de vez. “Desejei durante toda a prova que o sol se escondesse por trás das nuvens, mas quando veio a chuva e aquelas condições com o corpo já exausto, realmente não sei o que foi pior. Depois de longos 10 km cheguei a Praia de Ponta Negra, com a sensação de dever cumprido. Dei o meu máximo. Foram 7h48min de prova em que pude passar por todas as condições possíveis como nadador de ultra em plena Amazônia. A experiência foi incrível e única de nadar no coração do Brasil”, completou.

Alan, de 35 anos, é recordista da Travessia da Ilha do Arvoredo sem traje e foi recordista da Travessia do Leme ao Pontal, além de ter alcançado o primeiro lugar geral na Ultramaratona do Rio Itapanhaú 2018 e o vice-campeonato nos 15 km do Desafios Aquaman em Capitólio (MG). Seu próximo grande desafio será o Canal da Mancha, em julho de 2020. Ele é ainda o único nadador do país a completar com sucesso as três maiores e mais difíceis ultramaratonas solos do Brasil: Ilha do Arvoredo (25 km), Leme ao Pontal (36 km) e agora o Amazon Challenge (30 km).

“Foi uma honra. Agradeço de coração ao Pierre Gadelha e família pela oportunidade e por confiar na minha capacidade como nadador para a conclusão com sucesso do desafio. Saio fortalecido físico e mentalmente para a Travessia do Canal da Mancha. Mais um passo foi dado. Agradeço a minha noiva, staff, companheira, câmera girl Natália Di Muzio. Sem ela não conseguiria. Ao meu técnico Glauco Rangel, por me ensinar os atalhos das águas abertas, aos meus patrocinadores Açaí da Barra, Speed Form Suplementos e Xpro Suplementos e a centenas de mensagens de carinho e apoio durante toda a semana. Sou muito grato a todos”, finalizou.

O Amazon Challenge, organizado pela Associação Aquática Amazonas, oferece duas opções de provas: 18 km e 30 km, que podem ser realizadas durante todo o ano no Rio Negro, em Manaus, a partir da reserva prévia com a Associação. O próximos a se desafiarem nos 30 km será a equipe do Revezamento Muiraquitã, com os atletas Pedro Alquéres, Humberto Sampaio e Tomás Cunha, todos do Rio de Janeiro. A prova está marcada para o dia 16 de junho.

Para se inscrever e obter mais informações sobre o Amazon Challenge entre em contato com os organizadores através do e-mail amazonchallenge@aquaticaamazonas.com.br ou pelo telefone (92) 981673339. A primeira etapa do Rio Negro Challenge, mesma organização do Amazon Challenge, será dia 19 de maio e está com inscrições abertas via SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas Alan Viana Amazon Challenge natacao Rio Negro

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas