Roma

Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge

Prova de 30 km será realizada entre os dias 11 e 13 de abril no famoso Rio Negro, em plena região amazônica

04/04/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Amazon 30 K - Foto: Reprodução
Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge - Foto: @alanviana20/Instagram

Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge - Foto: @alanviana20/Instagram

Amazon 30 K - Foto: Reprodução

O ultramaratonista aquático Alan Viana será o primeiro nadador a realizar o Amazon Challenge de 30 km, a mais nova ultramaratona no norte do país. O atleta fará a prova entre os dias 11 e 13 de abril. Ele será o segundo a se desafiar na distância, já que em dezembro de 2017 o atleta Vitor Gadelha tornou-se o primeiro a realizar a prova em formato de desafio no tempo de 7h12min.

São oferecidas as opções de provas de 18 km e 30 km, que podem ser realizadas durante todo o ano no Rio Negro, em Manaus, a partir da reserva prévia com a Associação.

A ultramaratona é organizada pela Associação Aquática Amazonas, mesma empresa que organiza o Rio Negro Challenge, considerada a maior competição de águas abertas da região norte do Brasil.

Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge

Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge

Alan foi até seus 17 anos atleta do Projeto Futuro – Ricardo Prado. Voltou a nadar depois de 15 anos e duas operações no ombro e mais uma no joelho. O atleta de 35 anos é recordista da Travessia da Ilha do Arvoredo sem traje e foi recordista da Travessia do Leme ao Pontal, além de quarto lugar na Ultramaratona do Rio Itapanhaú e vice-campeão nos 15 km do Desafios Aquaman em Capitólio.

Seu grande próximo desafio será o Canal da Mancha, em julho de 2020. “Para me manter motivado até o Canal da Mancha precisava de mais um desafio grande para esse ano. O Pierre Gadelha, organizador da Challenge Amazon, me fez o convite e topei na hora o desafio. Já nadei os 8,5 km em Manaus em 2017 em uma prova que tive a honra de subir ao pódio geral junto com o Allan do Carmo. Sei que será uma prova dura e desgastante, mas a ideia é nadar abaixo de 7 horas os 30 km”, comenta o nadador.

A prova de 30 km sairá da Praia do Açutuba no município de Iranduba e tem chegada na Praia da Ponta Negra, em Manaus.

Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge. Foto: @alanviana20

Alan Viana se prepara para o Amazon Challenge – Foto: @alanviana20/Instagram

O Amazon Challenge foi idealizado após a realização do Rio Negro Challenge Amazônia 30k, em 2015, quando 18 atletas nadaram entre a Praia do Açutuba e a Praia da Ponta Negra. Com muitas adversidades pelo caminho, como alta temperatura, elevado grau de acidez, densidade da água e fortes correntezas, a ultramaratona promete ser uma das mais desafiadoras do país.

“Minha base para esse ano foi bem forte. As provas do Rio Itapanhaú e Capitólio,ambas de 15 km, serviram como preparações perfeitas para o rio pesado e quente que irei encontrar por lá. Tendo sucesso no meu objetivo serei o único brasileiro a nadar as três principais ultras solo do Brasil batendo o recorde em todas elas. Estou preparado e na expectativa mais uma vez de nadar em Manaus e contemplar as belezas do Rio Negro”, completa.

Para se inscrever e obter mais informações sobre o Amazon Challenge entre em contato com os organizadores através do e-mail amazonchallenge@aquaticaamazonas.com.br ou pelo telefone (92) 981673339. A primeira etapa do Rio Negro Challenge será dia 19 de maio e está com inscrições abertas via SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas Alan Viana Amazon Challenge natacao Rio Negro

Notícias relacionadas