Allan do Carmo e Catarina Ganzeli vencem em Manaus

04/12/2017

Facebook Twitter

Allan do Carmo venceu com sobras no Amazonas – Foto: Matthew Stockman/GettyImages

Não tivemos surpresas na tradicional Travessia Almirante Tamandaré e a vitória ficou com aqueles que eram os grandes favoritos da prova: Allan do Carmo e Catarina Ganzeli. Nas águas do Rio Negro, em Manaus, a dupla da seleção brasileira levou a melhor coroando o bom momento que vem atravessando este ano. Com 8,5 km de percurso esta é a principal prova da região e teve a participação de 70 atletas. Além desses atletas de elite, outros 230 nadadores encararam as demais provas de 500m, 1,5 km e 3 km.

Conhecida pela alta densidade e pelas águas escuras, o Rio Negro é sempre um desafio a parte para nadadores de águas abertas. Aqui o atleta tem a sensação de estar afundando a cada braçada e precisa fazer muita força para manter boa flutuabilidade. Além dessa sensação de “água pesada”, o nadador também precisa enfrentar o forte calor da água que neste domingo beirou os 30ºC. Empecilho que não foi dificuldade para os campeões da prova.

Catarina Ganzeli venceu prova feminina de 3 km - Foto: Antônio Lima/Sejel

Catarina Ganzeli venceu novamente no Rio Negro – Foto: Antônio Lima/Sejel

Vindo de duas vitórias no Campeonato Brasileiro de águas abertas e do vice-campeonato mundial da Copa do Mundo da Fina, Allan do Carmo estendeu a boa fase no Amazonas para conquistar mais um título para sua carreira. O nadador da Aceb sobrou e triunfou com o tempo 1h40min42s. Allan teve uma vitória incontestável colocando mais de 15 minutos sobre o segundo colocado. Agora ele prepara para o Desafio Rei e Rainha do Mar onde vai competir ao lado de Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte. O vice-campeonato na Almirante Tamandaré ficou com Marcos Fraccaro que concluiu a travessia em 1h55min55s. Em terceiro chegou outro nadador paulista, Alan Barbosa que nadou em 1h56min00s.

No feminino a vitória ficou a favorita Catarina Ganzeli. A nadadora da Unisanta esteve próxima durante todo o percurso dos primeiros colocados no masculino, chegando inclusive a ser a segunda colocada geral da prova atrás apenas do campeão masculino Allan do Carmo ao cruzar a linha de chegada em 1h55min49s. Catarina vive grande fase vindo de bons resultados recentes, como o título na Maratona Aquática 14 Bis e o vice-campeonato na Travessia do Canal de Ilhabela. Em segundo lugar chegou Patricia Farias que completou os 8,5 km em 2h09min57s. Em terceiro lugar ficou Ylsue Sasai com 2h15min42s.

O pódio dos 8,5 km masculino - Foto: Reprodução/Facebook

O pódio dos 8,5 km masculino – Foto: Reprodução/Facebook

Além dos campeões da Travessia Almirante Tamandaré o Rio Negro Challenge também teve outras três provas. Nos 3 km os vencedores foram Edmir Diniz e Priscilla Magalhães com respectivamente 52min49s e 52min28s. Nos 1,5 km os campeões foram Vitor Gadelha (que concedeu uma entrevista semana passada a SWIM CHANNEL falando sobre a prova) e Isabele Silva com 21min50s e 24min35s, respectivamente. E no Circuito Curumim, com 500m e exclusiva para crianças, João Pedro Afonso e Julia Sousa foram mais rápidos. Todos os resultados da segunda etapa do Rio Negro Challenge estão disponíveis no site oficial do evento e podem ser encontrados aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Allan do Carmo Catarina Ganzeli Manaus natacao Rio Negro Rio Negro Challenge Travessia Almirante Tamandaré