Roma

Alta velocidade nas águas do Rio Itapanhaú

Devido as fortes correntezas a favor durante o percurso, atletas conseguem completar os 15 km em velocidade recorde

20/03/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista do Rio Itapanhaú - Foto: Reprodução
Pódio da prova feminina de 2018 - Foto: Reprodução

Pódio da prova feminina de 2018 - Foto: Reprodução

Vista do Rio Itapanhaú - Foto: Reprodução

No próximo sábado acontece a 2ª edição da Ultramaratona Aquática do Rio Itapanhaú, prova em águas abertas com 15 km de percurso. Nesse desafio os atletas nadam a distância descendo o extenso rio que corta a cidade de Bertioga aproveitando a forte correnteza a favor. Isso faz com que atletas sejam puxados durante todo o percurso e não percebam o tamanho total da longa travessia.

Essa foi a sensação da maioria dos nadadores que disputaram a primeira edição em outubro do ano passado. A campeã da prova Catarina Ganzeli disse que sua média foi em média 51 segundos a cada 100 metros. A performance foi impressionante já que a atleta deixou todos rivais para trás vencendo a travessia na categoria geral a frente de todos os homens e mulheres.

Vista do Rio Itapanhaú – Foto: Reprodução

Esse ano a prova novamente terá o mesmo percurso da edição passada, com largada no Mangue Seco e chegada no Forte São João. Organizada pela Associação 14 Bis (mesma entidade que promove a famosa Maratona Aquática 14 Bis), a ultramaratona é dividida em três trechos. O primeiro tem 6,1 km, o segundo 4,2 km e o último tem 4,7 km. Essa divisão por trecho também é utilizada para a disputa em revezamento em trio, onde cada um compete em determinado trecho.

Alguns nomes conhecidos no universo aquático já confirmaram presença entre eles Luiz Felipe Lebeis, Glauco Rangel, Ana Licia Sudo, Patrícia Farias, o atual campeão da prova Alan Viana, entre outros. Para mais informações sobre a prova acesse página do evento clicando aqui.

Tags

Águas abertas Associação14 Bis natacao ultramaratona Ultramaratona Aquática do Rio Itapanhaú

Notícias relacionadas