Amaury Leveaux anuncia novo clube

Francês, vice-campeão olímpico em 2008 e atual recordista mundial dos 100m livre em piscina curta, voltará à equipe do Mulhouse

09/06/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Amaury Leveaux – Foto: AFP Photo
Amaury Leveaux – Foto: Javier Soriano/AFP

Amaury Leveaux – Foto: Javier Soriano/AFP

Amaury Leveaux – Foto: AFP Photo

O velocista francês Amaury Leveaux, atual recordista mundial dos 100m livre em piscina curta e vice-campeão olímpico dos 50m livre em 2008, voltou a nadar no ano passado e na última semana anunciou seu novo clube rumo à uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

O francês anunciou sua volta ao time de elite de Mulhouse, após um período treinando no clube Dijon. Lionel Horter, diretor do grupo de elite de Mulhouse disse que está satisfeito em anunciar o retorno de Amaury Leveaux, que tentará ter sucesso em sua aposta. Segundo matéria da Best Swimming, Leveaux saiu do programa de Dijon dizendo que “deve ser bom para nadadores jovens”, além de reclamar da quantidade de pessoas na sala de musculação, da falta de atenção do treinador e de “que volta e meia alguém pulava na sua raia”.

Leveaux com Cielo e Bernard no pódio olímpico em 2008 – Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Leveaux com Cielo e Bernard no pódio olímpico em 2008 – Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Com quatro medalhas olímpicas, cinco medalhas de Mundiais e oito medalhas em europeus no currículo, Leveaux decidiu se aposentar em 2013. Depois disso, lançou uma biografia em 2015: “Sexo, Drogas e Natação” em que não poupou ninguém.

No livo ele fala de antigos colegas de seleção, do uso de drogas e também de Cesar Cielo, chamado pelo francês de trapaceiro e desonesto pelo caso de doping em 2011. Além dos ataques à outros atletas, o francês critica também à mídia francesa, que segundo ele não lhe deu a devida atenção.

Em 2018 o velocista decidiu voltar a nadar. O projeto era fazer a volta em forma de reality show e treinar nos Estados Unidos, o que não deu certo. Agora ele voltará a treinar com Lionel Horter em Mullhouse, seu técnico na conquista dos melhores resultados em 2008. Com 34 anos, sua última competição foi o Campeonato Francês de piscina curta em dezembro do ano passado onde terminou em terceiro lugar nos 50m borboleta e quarto no 50 m livre.

Tags

Amaury Leveaux França natacao natação francesa

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas