Amazon Challenge é a mais nova ultramaratona aquática do Brasil

Provas de 18 km e 30 km poderão ser realizadas durante todo o ano no Rio Negro, em Manaus

08/02/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

A Associação Aquática Amazonas, mesma empresa que organiza o Rio Negro Challenge, lança a mais nova ultramaratona aquática no Brasil: a Amazon Challenge.

O Desafio terá duas distâncias: 30 km e 18 km. As duas poderão ser feitas a qualquer momento, a partir da reserva prévia com a Associação. Nos moldes de grandes travessias como o Canal da Mancha e a do Leme ao Pontal os nadadores irão se desafiar pelas águas do mais famoso rio de águas escuras do país: o Rio Negro.

“Os 30 km serão bem desafiadores. A prova exige bastante do atleta, precisa ter muita preparação. Fiz a prova em 2017. Acredito que vai ser um evento bem legal e como o atleta pode fazer em qualquer época do ano, teremos travessias que vão contar com a diferença do clima. Temos aqui a época da cheia e da seca, que pode influenciar na corrente. A temperatura da água, que é bem elevada, pode ser mais um desafio e o percurso em si é maravilho. Podemos esperar bons resultados e boas histórias”, comenta Vitor Gadelha, que fará a prova de 18 km entre os dias 20 e 22 de junho.

A prova de 30 km sairá da Praia do Açutuba no município de Iranduba e a de 18 km sairá da Praia do Tupé. As duas possuem chegada na Praia da Ponta Negra, em Manaus. Com muitas adversidades, como alta temperatura, elevado grau de acidez, densidade da água e fortes correntezas, a ultramaratona promete ser uma das mais desafiadoras do norte do país.

 

A primeira nadadora já confirmada para o Amazon Challenge 30 km será Ana Paola, que encara o desafio entre os dias 25 e 27 de junho. Treinada pelo ultramaratonista Samir Barel, ela já participou duas vezes da Maratona Aquática 14 Bis (24 km), da Ultramaratona da Ilha do Mel (20 km), do Rio São Francisco (12 km), do Marathon E-Dream Tossa-Saint Feliu (12 km), entre outras.

Outros atletas já confirmados são: Edgar Coelho, Sabrina Mazzola e Alan Viana. A equipe de revezamento “Os Muiraquitãs” com o capitão Humberto Sampaio, além de Pedro Alqueres e Tomás Cunha nadarão os 30 km na categoria por equipe na janela de 14 a 16 de junho.

Para se inscrever e obter mais informações sobre o Amazon Challenge entre em contato com os organizadores através do e-mail amazonchallenge@aquaticaamazonas.com.br ou pelo telefone (92) 981673339.

Considerada a maior competição de águas abertas do norte do Brasil, a primeira etapa do Rio Negro Challenge já tem data marcada para acontecer: será dia 19 de maio e tem inscrições abertas via SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas Amazon Challenge Amazonas maratona aquática Rio Negro ultramaratona Vitor Gadelha

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas