Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho vencem em Porto Belo

21/03/2017

Facebook Twitter

Foi dada a largada para a temporada 2017 de águas abertas da CBDA com a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil no litoral de Santa Catarina. Os participantes tiveram que contornar a nado a ilha de Porto Belo em uma meia maratona de 5 km de distância. Foi o pontapé inicial dos circuitos nacionais que ainda tem calendário indefinido e não tem estimativa de quantas etapas serão realizadas ao longo da temporada. Em Porto Belo a vitória na prova principal ficou com dois atletas da seleção brasileira.

A prova feminina foi bastante acirrada com sete segundos separando a primeira da quinta colocada. Após ter sido a melhor brasileira na maratona de Abu Dhabi válida pela Copa do Mundo da Fina, Ana Marcela Cunha triunfou em Porto Belo ao concluir a meia maratona em 1h00min53s. A atleta da Unisanta assumiu a liderança logo no início e depois apenas administrou a vantagem para começar o circuito 2017 com vitória. O pódio ainda teve duas atletas do Grêmio Náutico União: Betina Lorscheitter (1h00min55s) e Viviane Jungblut (1h00min57s). O destaque ficou por conta de Joanna Maranhão, que disputou sua primeira prova oficial de águas abertas e terminou na quarta colocação com 1h00min59s.

Diogo Villarinho começa 2017 com vitória - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Diogo Villarinho começa 2017 com vitória – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Entre os homens quem levou a melhor foi Diogo Villarinho. Após um 2016 complicado, foi diagnosticado com câncer na tireoide, se recuperou, mas não conseguiu uma vaga para os Jogos do Rio-2016, o nadador do Minas TC teve um forte sprint final depois cruzar a última boia e arrancou para a vitória em 57min29s. Diogo também nadou em Abu Dhabi e afirmou que a vitória em Porto Belo lhe dá confiança para o resto da temporada. O pódio ainda teve os nadadores Fernando Ponte e Victor Colonese, separados por apenas um segundo: 57min36s contra 57min37s.

Na Copa Brasil, que ao contrário do Campeonato Brasileiro é dividida por faixas etárias, a vitória no geral ficou com Luiz Lima. O veterano nadador dos Gladiadores, que se prepara para disputar os Jogos Mundiais Masters na Nova Zelândia, conclui a prova em 1h01min44s. Entre as mulheres a mais rápida nos 5 km foi Alessandra Pereira, atleta do São Bento que nadou em 1h09min04s. Para conferir os resultados do Campeonato clique aqui e para checar os da Copa Brasil veja aqui.

Luiz Lima foi o primeiro a relizar esta travessia - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Luiz Lima foi o mais rápido na Copa Brasil – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil já foram definidas e serão Foz de Iguaçu, no Paraná, nos dias 11 a 13 de maio. Pelo campeonato a prova terá 10 km de distância e será a seletiva nacional para o Campeonato Mundial de Budapeste. Pelos critérios definidos pela CBDA serão convocados entre quatro e oito nadadores para integrar a equipe que nadará na Hungria no mês de julho.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Ana Marcela Cunha Campeonato Brasileiro CBDA Copa Brasil Diogo Villarinho Luiz Lima Porto Belo