Ana Marcela Cunha estará no Rio Negro Challenge

18/09/2017

Facebook Twitter

No dia 3 de dezembro as águas do Rio Negro serão tomadas por centenas de nadadores que disputarão a segunda etapa do Rio Negro Challenge, evento de águas abertas organizado pela Aquática Amazonas. Esta etapa terá novamente as distâncias de 1,5 km e 3 km que compõe o Rio Negro Challenge e os 500m do Circuito Curumim, para atletas de oito a 13 anos. A diferença em relação a etapa anterior é que desta vez teremos a famosa Travessia Almirante Tamandaré, uma das provas mais clássicas da natação manauara e que tem 8,5 km de percurso.

A prova terá 71 nadadores participantes. Entre todos uma chama a atenção pelo vasto e premiado currículo: Ana Marcela Cunha. Dona de três medalhas no último Campeonato Mundial em Budapeste (quando sagrou-se tricampeã mundial nos 25 km) e campeã da Travessia Capri-Nápoles no mês passado, a nadadora da Unisanta retorna as águas do Rio Negro dez anos depois de sua primeira participação na prova e garantiu que esta motivada para arrebatar mais uma medalha de ouro.

Ana Marcela ganhou três medalhas no Mundial de  Budapeste - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ana Marcela ganhou três medalhas no Mundial de Budapeste – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

“Adoro nadar a Travessia Almirante Tamandaré. Manaus é um lugar encantador e de povo acolhedor, sempre fui muito bem recebida e já incluí a travessia em minha agenda pessoal. A prova vai encerrar o meu calendário de eventos em 2017 e quero muito participar”, disse a nadadora baiana ao jornal A Crítica. Ano passado Ana Marcela disputaria a travessia, porém, não pode participar.

Após uma cirurgia de retirada do baço, Ana Marcela vem fazendo uma excelente temporada. Além das vitórias no Mundial de Budapeste e na Capri-Nápoles, ela soma outras conquistas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Mundo de águas abertas da Fina. Sem dúvida, a presença de Ana Marcela ao evento será um grande motivador para outros atletas que poderão competir e dividir as águas da Praia da Ponta Negra com uma das melhores atletas do mundo.

Atleta em ação nas águas do Rio Negro - Foto: Marcio Melo

Atleta em ação nas águas do Rio Negro – Foto: Marcio Melo

Com 2,2 mil km de extensão e protagonista do famoso encontro das águas com o Rio Solimões, o Rio Negro é um dos maiores rios do mundo. Devido ao elevado grau de acidez da água, a densidade é muita baixa e impacta diretamente na flutuabilidade do atleta que tem a sensação de estar afundando. Nadar nestas condições é um ótimo teste para o nadador que procura por novos desafios. As inscrições para as provas de 500m (Circuito Curumim), 1,5 km e 3 km estão abertas e podem ser efetivas através do site da SWIM CHANNEL aqui. Faça a sua e boa prova!

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Ana Marcela Cunha Aquática Amazonas natacao Rio Negro Rio Negro Challenge Travessia Almirante Tamandaré