Andriy Govorov bate recorde mundial nos 50m borboleta

Com 22s27, nadador ucraniano derruba marca de Rafael Muñoz que figurava como marca mundial desde abril de 2009

02/07/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
O velocista ucraniano Andryi Govorov - Foto: Peter Sukenik

O velocista ucraniano Andryi Govorov - Foto: Peter Sukenik

Um dos recordes mais marcantes da era dos trajes tecnológicos caiu. No dia 5 de abril de 2009 durante o Campeonato Espanhol em Málaga, Rafael Muñoz estabelecia um recorde mundial nos 50m borboleta ao vencer as eliminatórias da prova em 22s43. Após nove anos esse feito agora é passado. Ficou para a história. Neste domingo o ucraniano Andriy Govorov completou a distância em 22s27 colocando seu nome na galeria dos recordistas mundiais da natação.

Govorov já vinha perseguindo esse recorde há algum tempo. Durante a etapa de Monte Carlo do Circuito Mare Nostrum há duas semanas ele havia ficado ainda mais perto do recorde quando nadou a distância em 22s53. Após a ótima performance a expectativa era de que o antigo recorde mundial de Muñoz era apenas uma questão de tempo para cair.

O velocista ucraniano Andryi Govorov – Foto: Peter Sukenik

E ele caiu na mítica piscina do Foro Itálico, mesmo local onde o antigo recordista Muñoz sagrou-se campeão mundial em 2009. Nadando na raia 4 ao lado de Ben Proud, que na sexta-feira nadou para expressivos 21s16 nos nos 50m livre, Govorov partiu forte e continuou acelerando abrindo vantagem a cada braçada. No fim tocou a borda da piscina em 22s27. Uma marca bastante celebrada principalmente pelo seu técnico, o brasileiro Arilson Silva que o acompanha ao redor do mundo há anos e vinha trabalhando duro para esse resultado.

Aos 26 anos Govorov vive a melhor fase da carreira. Nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 terminou os 50m livre na quinta colocação a 25 centésimos do pódio e no ano passado levou a medalha de bronze no Mundial de Budapeste nos 50m borboleta. Seu principal objetivo este ano será o Campeonato Europeu de Glasgow onde vai atrás de duas medalhas de ouro, uma nos 50m borboleta onde é franco favorito e outra nos 50m livre onde vai rivalizar com o britânico Proud.

Assista abaixo o recorde mundial de Andriy Govorov nos 50m borboleta:

Tags

Andriy Govorov Arilson Silva natacao Rafael Muñoz recorde mundial Troféu Sette Colli

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas