Anton Biedermann bate recorde mundial em Curitiba

Nadador master de 95 anos supera marca mundial nos 50m costas no Brasileiro Master; competição registrou quase cem novos recordes

15/04/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Anton Karl Biedermann - Foto: André Antunes
Anton Karl Biedermann - Foto: André Antunes

Anton Karl Biedermann - Foto: André Antunes

Anton Karl Biedermann - Foto: André Antunes

A piscina do Clube Curitibano registrou quase uma centena de recordes durante a disputa do Campeonato Brasileiro Master, principal evento do calendário nacional da ABMN. Mas nenhuma oura marca foi mais celebrada do que a obtida por Anton Karl Biedermann. Aos 95 anos o nadador master estabeleceu um novo recorde mundial na prova dos 50m costas na categoria 95+, completando a distância em 55s90. Biedermann tem uma longa história na natação master, com muitos títulos e recordes em várias categorias, além de também ter sido presidente do Grêmio Náutico União.

Além de Biedermann a competição registrou outros 95 recordes. Destas marcas, 46 foram sul-americanas e outras 51 brasileiras. O próprio Biedermann superou mais dois recordes continentais nos 50m e 100m livre. Quem também bateu mais de um recorde sul-americano foram os nadadores Saul Birman (categoria 85+), Maria Salvadora Penna (80+), Eliana Herrera (85+), Verônica Balsano (30+), Paulo Roberto Motta (70+) e Renate Muhr Langeani (90+).

Vista da piscina do Curitibano – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Como sempre acontece nos eventos da ABMN, a pontuação é dividida em três grupos de equipes. No grupo das grandes a campeão foi o Lira Tênis Clube que somou 3.371,50 pontos contra 3.082 do vice-campeão VS/TNT/Maia/PWR. Na classificação das médias a Associação Leopoldina Juvenil terminou a frente com 1.205 pontos ante 1.167 da Academia Stak. Já no ranking das pequenas a melhor equipe foi a Bodytech de Belo Horizonte com 515 pontos, superando a vice-campeão Vasco da Gama que marcou 451 pontos.

A competição foi realizada entre os dias 11 e 14 de abril e os resultados, recordes e mais informações podem ser consultados na página oficial do evento. O Brasileiro também serviu como evento para os atletas obterem índices para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Master, que acontecerá em Gwangju, na Coreia do Sul, no mês de agosto.

Já o calendário da ABMN segue com as disputas dos próximos eventos da temporada: o Torneio Aberto Brasil em Ribeirão Preto no mês de junho, a Copa Brasil Master em Recife em setembro e o Campeonato Brasileiro Master em piscina curta em Uberlândia no fim de outubro e início de novembro, encerrando a temporada.

Tags

ABMN Anton Biedermann Campeonato Brasileiro Master natacao natação master recorde mundial

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas