Aprender a nadar entra no currículo escolar australiano

Medida começa a ser implantada a partir deste ano no país como conscientização e prevenção de acidentes na Austrália

23/01/2019 - Alexandre Pussieldi

Facebook Twitter
Medida passa a valer este ano - Foto: Divulgação

Medida passa a valer este ano - Foto: Divulgação

* Texto publicado originalmente no Blog do Coach dia 23 de janeiro de 2019.

Há algumas semanas, o Blog do Coach publicou que a prática da natação tem retorno fiscal em Portugal. Agora, a boa notícia é para a Austrália. A partir deste ano, os jovens australianos terão a natação como matéria curricular na escola.

O projeto é fazer com que todas as crianças, ao terminarem a escola primária, tenham pelo menos a capacidade de se deslocar por 50 metros.

O movimento é puxado pelo líder do Partido dos Trabalhadores de Austrália, Bill Shorten, que anunciou um fundo de 46 milhões de dólares australianos, algo mais de 125 milhões de reais a serem gastos em quatro temporadas.

Medida passa a valer este ano – Foto: Divulgação

A iniciativa também tem o apoio do atual Primeiro Ministro da Austrália Scott Morrison que diz sonhar em poder ver todas as crianças alcançando “o outro lado da piscina”.

Motivo de muita discussão há anos, o projeto de incluir a aprendizagem da natação de base no currículo escolar Austrália foi em resposta ao aumento significativo de jovens que se afogaram na temporada passada. Segundo fontes oficiais, 250 mortes por afogamento no país e 20% delas de jovens.

Vale destacar aqui, o Brasil ocupa o terceiro lugar no número de afogamentos no mundo. Na última estatística, o número de óbitos supera a casa de seis mil vítimas anuais.

Tags

Alexandre Pussieldi Austrália Blog do Coach estilo de vida natacao natação escolar

Alexandre Pussieldi

Editor-chefe da Best Swimming e colunista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas