Artur Barone e Isabela Ribeiro são os campeões no Circuito Mares

Dupla triunfou na prova Challenge de 5 km na Praia de Toque Toque Pequeno em São Sebastião; etapa teve a participação de mais de 2 mil atletas

17/02/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Circuito Mares - Foto: Divulgação
Circuito Mares em São Sebastião - Foto: Divulgação

Circuito Mares em São Sebastião - Foto: Divulgação

Circuito Mares - Foto: Divulgação

A terceira etapa da temporada 2019/2020 do Circuito Mares foi um sucesso. Mais de 2 mil atletas estiveram em ação na Praia de Toque Toque Pequeno em São Sebastião para uma etapa memorável do circuito que vem crescendo a cada edição. Todos estes atletas se dividiram entre as provas de natação em águas abertas (start de 500m, short de 1 km, marathon de 2,5 km e challenge de 5 km), aquathlon (1 km de natação mais 4 km de corrida), corrida (com percurso de 4 km) e a corrida kids (com 100m e 200m).

Além das disputas que aconteceram na ensolarada manhã de domingo, o evento promoveu outras ações que já são características e conhecidas pelo público. No sábado, durante a retirada de kits, os participantes puderam realizar uma meditação para melhora de rendimento e exercícios de mobilidade articular para melhora no gesto esportivo. Também aconteceu uma palestra sobre primeiros socorros para os técnicos e o público geral. Após o congresso técnico aconteceu um show dentro da Casa Mares, promovendo um clima descontraído para aliviar a tensão dos nadadores que cairiam na água na manhã seguinte.

Pódio do Circuito Mares em São Sebastião – Foto: Artur Barone/Instagram

A principal prova da competição foi o challenge de 5 km. Na versão masculina da tivemos um duelo de gerações. De um lado a jovem revelação Artur Barone que vem se destacando nas águas abertas desde a temporada 2018. Do outro o experiente Samir Barel que tem no currículo a conclusão da tríplice coroa das maratonas aquáticas (Travessia do Canal da Mancha, Travessia do Canal de Catalina e Volta a Ilha de Manhattan).

Foi um duelo acirrado entre os dois que conseguiram se distanciar dos demais nadadores, mas desta vez a juventude falou mais alto. Com 1h01min29s8 de prova, Artur Barone foi o primeiro a chegar a Praia de Toque Toque Pequeno para vencer os 5 km do challenge. Samir veio logo em seguida com o tempo de 1h02min22s1 e garantiu a segunda colocação. O pódio ainda teve as presenças de Jhonathan Alves em terceiro com 1h04min57s6, Gabriel Galluzzi em quarto com 1h07min38s9 e Helio Malerba na quinta posição com 1h08min10s6 de tempo total.

Circuito Mares em São Sebastião – Foto: Divulgação

Na versão feminina a disputa pela vitória foi menos intensa, já que Isabela Ribeiro conseguiu abrir uma confortável vantagem para vencer a prova em 1h03min33s7, um tempo que lhe daria terceiro lugar no ranking geral somando homens e mulheres. Quem mais se aproximou de Isabela foi Giovanna Menezes que sagrou-se vice-campeã com o tempo de 1h05min46s6. O pódio teve ainda Gabrielle Guizilim na terceira colocação com 1h11min12s4, Cláudia Carrapatoso da Costa em quarto lugar com 1h11min39s0 e Patricia Farias em quinto com 1h12min51s2.

Já no aquathlon os campeões foram Arthur dos Santos no masculino com 31min10s6 e Varinia Ferreiro no feminino com a marca de 32min52s6. Os resultados de categoria das demais provas (corrida, start, short e marathon, além do challenge por categoria) estarão em breve publicados no site do Circuito Mares. Quem quiser poderá conferir também através do site da empresa responsável pelo serviço de cronometragem, a Polesportivo clicando aqui.

Circuito Mares em São Sebastião – Foto: Divulgação

A próxima etapa da temporada já tem data e local para acontecer: será dia 26 de abril na Praia da Enseada, em Ubatuba. As distâncias a serem disputadas nesta etapa serão as mesmas de São Sebastião. A temporada 2019/2020 termina dia 28 de junho na Praia do Perequê em Ilhabela, também no litoral norte paulista.

Tags

Águas abertas Artur Barone Circuito Mares Isabela Ribeiro natacao Polesportivo São Sebastião

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas