Roma

Artur Barone triunfa no Swim Alcatrazes

Jovem nadador paulista supera xará Artur Pedroza e vence o desafio de 3,8 km em São Sebastião

02/02/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Um duelo de gerações marcou a primeira edição da Swim Alcatrazes, prova de 3,8 km disputada no litoral de São Sebastião na bela Ilha de Alcatrazes. E também foi um duelo de xarás já que os Arturs Baroni e Pedroza disputaram até o final a vitória nesta edição inaugural do desafio. E a primeira colocação ficou com o Artur mais jovem.

Artur Barone é uma das principais revelações das águas abertas do país do último ano. O nadador de 15 anos, que vive e treina em Ubatuba, também é atleta da Unisanta e no ano passado foi o grande campeão geral da Travessia do Canal de Ilhabela. O jovem fez uma prova bastante estratégica, pegando a esteira e nadando sempre próximo a seu xará mais experiente. Porém, na reta final Barone partiu para o ataque em busca da vitória e conseguiu superar Pedroza na reta final. (Os resultados oficiais ainda não foram divulgados e a matéria será atualizada com os tempos finais em breve).

Os melhores colocados do Swim Alcatrazes – Foto: Divulgação

Um resultado muito importante para o jovem nadador paulista que supera um dos melhores atletas de águas abertas da atualidade no Brasil, com diversas conquistas de expressão ao longo da carreira e participações nos circuitos internacionais da FINA. Barone, que também fez parte do grupo de atletas da Mormaii Natação, começa 2019 com o pé direito mirando novas conquistas. Na terceira colocação geral chegou outro atletas bastante conhecido. Marcos Fraccaro completou os 3,8 km da Swim Alcatrazes em 50min08s.

Na prova feminina foi a experiência quem prevaleceu. Aos 40 anos, Raquel Goto tornou-se a primeira campeã da Swim Alcatrazes. Com diversas conquistas na carreira, incluindo um recorde em nome na Travessia do Canal de Ilhabela, Raquel venceu a prova em Alcatrazes com a marca de 1h00min10s. E a vitória veio após a atleta conseguir abrir uma distância segura para Vivian Terng que terminou a prova na segunda posição com a marca de 1h02min29s.

A ilha de Alcatrazes – Foto: Reprodução

Localizado a cerca de 40 km da costa de São Sebastião, o arquipélago de Alcatrazes conta com 13 ilhas e tem 67 mil hectares, sendo famoso por ser um local bastante procurado por mergulhadores e uma escola de ambientalismo, já que muitos pesquisadores trabalham na ilha em projetos de conservação marinha. Considerado um dos locais mais belos do litoral norte paulista devido a diversidade natural, Alcatrazes foi oficializado como Refúgio de Vida Silvestre e conta com o maior sítio reprodutivo de aves marinhas do Brasil com cerca de 10 mil aves.

O Swim Alcatrazes foi organizado pela direção do Aloha Spirit Festival, evento de esportes aquáticos que novamente terá três etapas este ano em Ilhabela (12 a 14 de abril​​), Brasília (21 a 23 de junho) e Cabo Frio (22 a 24 de novembro). Os resultados completos do Swim Alcatrazes serão disponibilizados em breve no site oficial da prova.

Tags

Águas abertas Artur Barone Ilha de Alcatrazes natacao Raquel Goto São Sebastião Swim Alcatrazes

Notícias relacionadas