Artur Pedroza e Catarina Ganzeli vencem os 7 km do Desafios Aquaman

Competição reuniu 900 participantes na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo

17/09/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Desafios Aquaman atraem quase 1000 atletas na Cocanha. Foto: Alexandre Janotti

Desafios Aquaman atraem quase 1000 atletas na Cocanha. Foto: Alexandre Janotti

A terceira edição do Desafios Aquaman foi um sucesso. A Praia da Cocanha, uma das mais bonitas de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, recebeu os 900 atletas inscritos para as provas que aconteceram neste domingo (16). O maior número de inscritos nesta edição foi na prova de 7 km, também a principal do evento mostrando a popularização cada vez maior de provas de longas distâncias nas águas abertas. Os atletas tiveram que passar, obrigatoriamente, pelo ponto de hidratação na Ilha do Tamanduá (localizada aproximadamente na metade do percurso) e depois enfrentar o mar agitado para cumprirem a distância total. 

Com a segurança e o apoio de 40 caiaques a correnteza estava forte e para a realização das provas, o desafio foi ainda maior. O dia amanheceu com sol, mas no horário da competição o vento entrou forte no Canal de São Sebastião, atingindo uma média de 18 nós com rajadas de até 25 nós, formando grandes ondulações. A força da água fizeram com que o esforço do atleta fosse grande e que a habilidade para navegação e adaptação ao mar, fosse ainda mais usada.

A competição contou com grandes nomes da ultramaratona nacional, como Catarina Ganzeli, Marcos Fraccaro, Glauco Rangel, Thiago Rebollo, Artur Pedroza, Luiz Felipe Lebeis, Thais Sant’Ana, entre outros. Na prova de 7 km masculino o campeão geral foi Artur Pedroza. “A parte final da prova foi mais complicada devido a corrente, mas o mar estava legal para nadar. Foi também um embate bem duro contra o Glauco e o Lebeis, que são excelente nadadores. Fiquei muito feliz por nadar este evento e poder vencer aqui na Cocanha”, disse o campeão que bateu os outros dois rivais experientes na reta final da prova.

Na prova feminina Catarina Ganzeli foi a grande campeã dos 7 km. “Foi uma honra poder ter nadado este evento. Foi uma prova bastante dura, com muita corrente principalmente na parte final que fez muita gente ter dificuldades neste trecho do percurso. Fico feliz pelo resultado e pela vitória”, conta a nadadora da Unisanta que chegou bem a frente de Rafaela de Souza, atleta local e que viu seu vice-campeonato ser bastante festejado pela torcida na areia da Cocanha. Em terceiro lugar chegou Maria Fernanda Schimidt.

Além dos 7 km, tivemos a prova curta com 1,5 km, a média, pela primeira vez realizada de 3,5 km e a Travessinha de 200 metros para crianças. Os vencedores do 3,5 km foram Carlos Eduardo Pavão e Raquel Goto. Na prova de 1,5 km, que foi encurtada para 1 km devido ao mar revolto, André Landaburu e Bruna Brumachar foram os campeões. 

A entrega do KIT, que contava com chip, touca e camiseta alusiva ao evento, aconteceu um dia antes da prova e no dia do evento pela manhã antes da largada. Além das medalhas de participação para todos que completaram a prova, os melhores colocados no ranking geral e de cada categoria receberam uma premiação especial.

Desenvolvido e executado pelos nadadores Marcos Campos e Samir Barel, o Desafios Aquaman apoiou  também a doação de órgãos com a camiseta da cor verde e toda a identidade visual fazendo referência ao “setembro verde” e também a limpeza das praias e mares, fazendo parte da campanha #semanamareslimpos, que é o maior movimento internacional voluntário de limpeza de praias.

Todas as inscrições foram realizadas pelo site da SWIM CHANNEL, que teve sua equipe completa presente para acompanhar e trabalhar no final de semana da prova. Confira os resultados completos AQUI.

Tags

Águas abertas Artur Pedroza Catarina Ganzeli Desafios Aquaman natacao Praia da Cocanha Samir Barel

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas