As diferenças entre a piscina longa e curta

14/12/2017

Facebook Twitter

Piscina de 50m do Parque Aquático Maria Lenk – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Todos os anos acontecem campeonatos mundiais de natação. Em anos ímpares, como foi o caso de 2017, o evento acontece na piscina de 50 metros de comprimento e nos anos pares a competição se dá na piscina de 25 metros. Mas por que existem duas piscinas com medidas diferentes? E qual é a principal diferença entre elas? Vamos abordar isso neste texto.

A piscina longa é a mais tradicional e importante da natação internacional. Ela tem 50 metros de comprimento e também é conhecida popularmente como piscina olímpica. Já a piscina curta tem exatamente a metade do comprimento da piscina maior e é chamada de semi-olímpica. Essa é a única diferença entre as duas, já que as medidas técnicas são semelhantes em vários quesitos.

Normalmente piscinas projetadas para receber competições oficiais têm até 3 centímetros a mais em ambas as cabeceiras, um espaço destinado para a colocação das placas de toque, que captam a batida de mão e pés dos nadadores ao fim de prova ou passagens de parciais.

Piscina de 25m utilizada em um Mundial de curta - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Piscina de 25m utilizada em um Mundial de curta – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Não há uma regra que determine a profundidade ideal para a piscina, porém, é exigido o mínimo de 1,35m nas cabeceiras (onde estão os blocos de partida) e entre 2m a 3m de profundidade no meio da piscina. A distância entre as raias também são iguais em ambas as piscinas, uma largura mínima de 2,5m.

Os tempos e recordes na piscina curta são sempre mais baixos em relação a longa. O motivo para essa diferença de tempos se dá ao maior número de voltas, já que o nadador precisa fazer mais viradas e acaba pegando mais impulso na parede a cada passagem. Esta é uma das razões para que nadadores mais técnicos e habilidosos em fundamentos conseguem ter melhores resultados na piscina curta do que na longa.

Por Raul Hacker

Tags

Águas abertas curiosidade natacao piscina curta piscina longa