Atravessando o Canal de Ilhabela a nado

01/11/2016

Facebook Twitter

No próximo domingo acontece a terceira edição da Travessia do Canal de Ilhabela, uma prova de águas abertas que foi criada em 2014 pela Ecooutdoors Sports Business e pela SWIM CHANNEL. O evento é um dos mais esperados do calendário pelo fato de ter um percurso desafiante de 3,8 km e ser realizado em um dos pontos mais bonitos do litoral paulista. Um dos atrativos é o fato da largada ser dada dentro d’água. Os nadadores partem da Praia do Engenho D’água em Ilhabela e são levados por escunas até a Praia do Porto Grande em São Sebastião. Lá eles saltam para o mar e voltam em direção ao ponto de largada.

A prova pode ser disputada em até três percursos. O percurso sul é o principal da travessia e considerado o mais tranquilo. Ele sempre é realizado quando o vento está forte de sul. O percurso leste é mais desafiador e disputado quando o vento está forte de leste. Neste trajeto os nadadores enfrentam ventos mais fortes e que causam dificuldades principalmente no início da travessia. Por fim há o percurso alternativo, que é utilizado quando há mau tempo e fica impossível atravessar o canal a nado. Com aval da organização e de autoridades de segurança realiza uma travessia a beira mar e com distância de 3 km. Os percursos são definidos sempre na véspera da prova durante o congresso técnico.

Prova chega a sua terceira edição em 2016 - Foto: Green Pixel/Divulgação

Prova chega a sua terceira edição em 2016 – Foto: Green Pixel/Divulgação

 

A Travessia do Canal de Ilhabela conta com uma megaestrutura para todos os participantes. Serão distribuídas ao longo de todo o percurso 12 boias, além de dezenas de embarcações como caiaques, botes para retiradas de atletas da água e jetskis de apoio. Membros da capitania dos portos, Marinha e Corpo de Bombeiros estarão no evento axuliando e prestando serviços. Os cinco melhores atletas no geral, tanto no feminino, quanto no masculino, receberão premiações especiais, além dos campeões das faixas etárias em cada categoria.

Como a travessia pode ser disputada em mais de um percurso existem quatro recordistas. No trajeto sul os donos do recorde são Samir Barel e Rubiane Lima na edição ingaugural do evento em 2014. Samir concluiu os 3,8 km em 47min07s e Rubiane em 56min19s. No ano seguinte a prova aconteceu no percurso leste e Carlos Pavão com 49min24s e Juliana Machado 1min02min39s estabeleceram os recordes neste trajeto. Confira mais detalhes sobre a Travessia do Canal de Ilhabela clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Ilhabela Travessia do Canal de Ilhabela