Atravessando o Guarujá a nado

04/04/2016

Facebook Twitter

Nadar 70 km em 19 horas é uma missão para poucos. Trata-se na verdade de uma grande epopeia. Esta marca foi alcançada em dezembro do ano passado por um quinteto de experientes nadadores. Fernando Itokazu, Flávia Takada, Marcelo Teixeira, Percival Milani e Willian Shinzato cruzaram a nado a 1ª edição da chamada Volta Natatória do Guarujá.

Motivado a cumprir novos desafios, o atleta Percival Milani estava pensando em atravessar grandes distâncias. Com uma travessia do mítico Canal da Mancha no currículo, ele estudava nadar entre Santos e o Rio de Janeiro. Porém, isso é um plano futuro e visando também atingir este projeto ele juntamente com seus companheiros decidiu encarar a Volta Natatória do Guarujá como primeiro desafio.

O trajeto consistia em dar uma volta em torno do Guarujá. A largada aconteceu durante a noite na Base Aérea de Santos. Mesmo local onde é realizado a Travessia 14 Bis e bastante conhecido por todos os atletas eles acharam ser mais seguro encarar as águas mais tranquilas do Canal durante a escuridão da noite. Com o raiar do sol eles passaram a nadar em mar aberto e sofreram muitos percalços até chegar ao destino final, a Praia de Góes.

Mapa do trajeto da travessia - Foto: Arquivo Pessoal

Mapa do trajeto da travessia – Foto: Arquivo Pessoal

Para realizar o feito eles alugaram um barco, mas teve que atrasar seu cronograma em meia hora devido as condições ruins do mar. A equipe definiu que cada atleta nadaria 30 minutos e o critério que definiu a ordem de partida foi o fator treino: quem estivesse melhor preparado largava primeiro. No decorrer do percurso Percival acabou passando mal e deve que abandonar a travessia. Além do desfalque de um nadador, eles tiveram que enfrentar outros momentos de tensão como a variação da força da correnteza e o extremo desgaste físico.

Por fim, após 19 horas e 12 minutos o quinteto chegou a Praia de Góes e finalmente comemorou seu feito histórico. Uma grande história de motivação e que pode servir de inspiração para outros grandes desafios.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Fernando Itokazu Flávia Takada Marcelo Teixeira Percival Milani travessia Volta Natatória do Guarujá Willian Shinzato