Betina e Colonese são os campeões brasileiros de 2018

Dupla de nadadores triunfa na última etapa do ano em Inema, na Bahia; Copa Brasil também chega ao fim de temporada

19/11/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

A última etapa do 23º Campeonato Brasileiro de água abertas da CBDA coroou os campeões da temporada 2018. Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União,e Vitor Colonese, da Unisanta, foram os vencedores do ranking geral do ano nos 5 km e nos 10 km. Além disso, a dupla venceu as provas finais nesta última etapa, realizada na praia da Base Naval de Aratu, em Inema, na Bahia.

Com 992 atletas na disputa da última etapa do Brasileiro, Copa Brasil e das provas do calendário da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a competição terminou neste domingo (18) com a prova de 5 km. Nesta prova, Betina venceu com 1h13min13s, seguida por Marina Amorim do GNU com 1h13min25s e Cibelle Jungblut com 1h14min17s. No masculino Victor Colonese ficou em primeiro com 59min24s, Luiz Gustavo Barros foi o segundo com 59min25s e Matheus Evangelista o terceiro com 59min27s. Betina e Colonese ficaram em primeiro no ranking com 256 pontos cada.

“Estou muito feliz com o título do Campeonato Brasileiro. Foi um dos objetivos que tracei no início do ano e consegui conquistar com sucesso. Agora tenho pela frente a Travessia do Canal de Ilhabela (02/12), o Open de Natacão (19 a 22/12) e o Desafio Elite do Rei e Rainha do Mar (23/12)”, declarou Betina.

Na prova de 10 km Betina foi a primeira do ranking com 308 pontos e Colonese o líder com 324 pontos. É a segunda vez que ambos se sagram campeões nacionais (a primeira vez de ambos foi em 2015).

“Estou muito feliz com o resultado. Falta exatamente um mês para a seletiva, que vai ser no mesmo lugar. Ter ganho essa prova e o circuito foi muito bom. Mostra que eu venho em uma excelente fase. Vou continuar treinando firme e forte para a seletiva, que é o foco principal. Foi um bom evento-teste para a gente começar a se guiar e mirar alguns pontos de referência”, declarou Colonese. O Grêmio Náutico União, com 4.675 pontos foi o campeão por clubes. Veja todos os resultados AQUI. 

No dia 16  de dezembro haverá uma seletiva também em Inema que vai classificar quatro atletas brasileiros do masculino para a etapa inicial da FINA Marathon Swim World Series de 2019 que acontecerá em Doha (veja mais no boletim da CBDA aqui). Nesta etapa os dois melhores colocados disputarão o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul e os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. No feminino, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut já estão pré-convocadas.

Na Copa Brasil o título geral da temporada ficou com o Círculo Militar de São Paulo que somou 4.439 pontos ao longo do ano e bateu o vice-campeão geral Yacht Clube da Bahia que marcou 2.840 pontos na temporada.

Tags

Águas abertas Betina Lorscheitter Campeonato Brasileiro de Águas Abertas CBDA Copa Brasil natacao Victor Colonese

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas