Betina Lorscheitter e Fernando Ponte vencem em São Sebastião

Dupla de nadadores gaúchos triunfou na maratona aquática de 10 km válida pelo Campeonato Brasileiro da CBDA

02/04/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vista da Praia do Balneário dos Trabalhadores - Foto: Reprodução
Pódio masculino dos 10 km - Foto: Reprodução

Pódio masculino dos 10 km - Foto: Reprodução

Vista da Praia do Balneário dos Trabalhadores - Foto: Reprodução

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de águas abertas da CBDA e da Copa Brasil foi realizado neste último final de semana (30 e 31 de março) na Praia do Balneário dos Trabalhadores, na cidade de São Sebastião no litoral norte de São Paulo.

Sábado (30) aconteceu a prova na distância olímpica de 10 km, válida pelo Brasileiro. A vitória ficou com a nadadora Betina Lorscheitter, do Corinthians, com o tempo de 2h06m18s. A seguir vieram duas jovens atletas do MAC/Nina, Carol Souza Hertel que ficou com a prata ao nadar para 2h09m19s e Julia Nina, bronze com 2h11m02s. No masculino, ouro foi para Fernando Ponte. O nadador do Grêmio Náutico União nadou o percurso em 1h56m43s. Ele foi seguido pelo parceiro de equipe Alexandre Finco que marcou 1h56m44. Em terceiro lugar chegou Guilherme Ribeiro do Corinthians com 1h56m46 de prova.

“Gostei muito de como nadei a prova dos 10 km. Não só pela vitória, mas por ter acertado na estratégia e tomado decisões rápidas e inteligentes durante a prova. Esse resultado me motiva ainda mais e mostra que estamos no caminho certo. A próxima competição será o Troféu Brasil, importantíssima e o foco deste semestre”, disse a campeã Betina.

No mesmo dia foram realizados os 2,5 km válidos pela Copa Brasil. A prova foi vencida no feminino por Ana Lúcia Sudo com a marca de 36min51s e no masculino por Carlos Henrique Rosa que completou a distância em 31min12s.

Pódio feminino dos 10 km – Foto: Reprodução

No domingo (31) foi o dia das provas de 5 km, tanto do Brasileiro, como da Copa Brasil. A prova foi uma espécie de aquecimento para a distância que será disputada no Troféu Brasil e será seletiva para a distância no Campeonato Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul.

No Brasileiro, vitória de Viviane Jungblut, que já esta classificada para o Mundial nos 10 km. Ela venceu a meia maratona em 55min06s. Betina terminou em segundo com 55min09s e Julia Nina completou o pódio em terceiro lugar com 1h00min06s de prova. No masculino o pódio foi 100% do GNU. Fernando Ponte ganhou mais uma vez agora com 55min40s, seguido por Alexandre Finco em segundo com 55min42s e Luiz Gustavo Barros em terceiro com 55min47s.

Pela Copa Brasil, vitória de Maria Nogueira Marques, do Yacht Clube/CBC com o tempo de 1h11min06s. No masculino, outra vez deu Carlos Henrique Rosa agra vencendo os 5 km em 1h02min47s. Veja todos os resultados e os rankings das provas até aqui nos links: 10 km 5 km pelo Campeonato Brasileiro e 5 km e 2,5 km pela Copa Brasil.

Este ano serão cinco etapas, tanto do Brasileiro como da Copa Brasil, que terão um formato diferente, eliminando um dia de descanso e fazendo com que a competição seja realizada em apenas dois dias.

Tags

Águas abertas Betina Lorscheitter Campeonato Brasileiro de Águas Abertas CBDA Fernando Ponte natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas