Big Island Swimming Association realiza desafios na Ilha Grande

Associação oferece quatro distâncias entre 16 km e 85 km; cada desafio terá a sua particularidade e seu nível de dificuldade

26/08/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vista da Ilha Grande - Foto: Reprodução
Vista da Ilha Grande - Monique Ramos

Vista da Ilha Grande - Monique Ramos

Vista da Ilha Grande - Foto: Reprodução

Renato Ribeiro, treinador de maratona e ultramaratona aquática, lançou nesta semana o Big Island Swimming Association (BISA). A Associação promoverá desafios a nado pela Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O local, declarado pela Unesco como Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, é conhecido pela sua riqueza natural e possui em seu território 113 praias que permite estabelecer percursos para os diferentes níveis e atletas.

“Depois de ter vivenciado diversas experiências internacionais na modalidade, como o Canal da Mancha, Canal de Catalina, Canal do Norte, Estreito de Gilbraltar, entre outros, e ter participado ativamente da criação de uma das mais importantes associações nacional, acredito que é o momento de colocar em prática tudo aquilo que aprendi nessas andanças pelo Brasil e no mundo”, comentou Renato.

Serão quatro percursos que poderão ser realizados em formato solo e revezamento, todos sem neoprene. Todas as quatro distâncias terão saídas e chegadas em pontos diferentes da ilha. A menor distância, de 16 km, é a prova Freguesia de Santana – Pouso | “Challenge” e poderá ser feita em formato solo ou revezamento em dupla. A segunda prova, de 37 km, é a Meros – Abraãozinho | “Sheltered” que poderá ser feita solo ou revezamento em dupla, trio ou quarteto.

A Associação ainda terá mais duas provas: a de 48 km: Aroeira – Longa | “Unsheltered”, que pode ser feita em formato solo ou revezamento em dupla, trio ou quarteto e a prova de  85 km – Palmas – Palmas | “Complete” – que poderá ser também realizado em formato solo ou revezamento em dupla, trio ou quarteto e consiste em contornar toda a Ilha Grande a nado.

O site com o regulamento das provas entrará no ar nos próximos dias. “Na data de lançamento já agendamos duas janelas. A procura tem sido grande e a receptividade da comunidade foi incrível. A BISA já nasce como um dos maiores eventos de ultramaratona no mundo” , disse. Os contatos para informações podem ser feitos pelo whatsapp através do número +55 21 96423-9868 ou pelo Instagram @swim.bisa.

Tags

Águas abertas Big Island Swimming Association BISA natacao Renato Ribeiro

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas