Braçadas natalinas

23/12/2016

Facebook Twitter

Nadador vestido de Papai Noel disputa a Copa Nadal em Barcelona – Foto: Josep Lago/AFP Photo

25 de dezembro é sinônimo de Natal, época onde quase todas as famílias se encontram para celebrar a data e colocar a conversa em dia. Uma data também que muitos tiram para descansar e recarregar as baterias. Porém, existem aqueles que não conseguem descansar e precisam dar suas braçadas justamente no dia do Natal. Um treino leve até vai, mas competir em pleno Natal? Sim, isso acontece anualmente desde o início do século 20 na Catalunha com centenas de nadadores disputando um evento de águas abertas.

Este tradicional torneio chama-se Copa Nadal de Natación (Copa de Natal de Natação em português), organizada pelo Club Natació de Barcelona e tem 200 metros de disputa em águas abertas na região do Porto Velho de Barcelona. Esta é também uma das provas mais antigas do mundo. Disputada pela primeira vez em 1907, esta edição deste ano será a de número 107. O evento só não foi realizado duas vezes em 1937 e 1938 quando a Espanha passava por uma violenta guerra civil. A curta distância da travessia se dá pelo fato de ser inverno no hemisfério norte e a temperatura do Mar Mediterrâneo é bastante baixa nesta época do ano.

Nadadoras em clima de descontração - Foto: Josep Lago/AFP Photo

Nadadoras em clima de descontração – Foto: Josep Lago/AFP Photo

O clima do evento é de pura festa e descontração. Trata-se de uma prova com inscrição gratuita e é comum haverem muitos participantes indo para a prova vestido de Papai Noel para celebrar o Natal e brincar com os amigos. Mesmo sendo uma competição mais “light”, a organização premia os melhores atletas com medalhas e troféus nas diferentes categorias, que vão desde as crianças até os masters. Até hoje os maiores vencedores da travessia foram Dani Serra, que acumula dez triunfos na prova masculina e Carmen Soriano, que venceu seis vezes no feminino, ambos nadadores olímpicos espanhóis.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Barcelona Copa Nadal de Natación curiosidades