Brasil chega a todas as finais da natação no quarto dia de Pan

Natação chega ao penúltimo dia em Lima, no Peru, com seis finais para o Brasil; destaque para os 50m livre com Bruno Fratus e Etiene Medeiros

09/08/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Bruno Fratus - Foto: Satiro Sodré
Fernando Scheffer - Foto: Jonne Roriz/COB

Fernando Scheffer - Foto: Jonne Roriz/COB

Bruno Fratus - Foto: Satiro Sodré

O penúltimo dia de eliminatórias da natação dos Jogos Pan-Americanos foi realizada na manhã desta sexta-feira em Lima, no Peru. Na primeira prova do dia, os 50m livre feminino, Etiene Medeiros e Lorrane Ferreira se classificaram para a final a noite. Lorrane nadou a prova em 25s50 e se classificou com o segundo melhor tempo. Sua melhor marca é o 24s94 feitos no Troféu Brasil 2018. Já Etiene nadou a prova em 25s53 e se classificou com o quarto melhor. A americana Madison Kennedy foi a mais rápida das eliminatórias com 25s46. O Brasil tem quatro medalhas na prova.

Na prova masculina o vice-campeão mundial, Bruno Fratus, nadou para 22s02 e se classificou com o segundo melhor tempo. O mais rápido foi o americano Michael Chadwick, com 21s95. O outro brasileiro na prova será Pedro Spajari que vai com o quarto melhor tempo para a final com 22s17. Favorito, Fratus é duas vezes vice-campeão pan-americano da prova em Toronto 2015 e Guadalajara 2011. Esta é a única prova do Pan que o Brasil supera os Estados Unidos. São cinco vitórias contra três dos americanos.

Etiene Medeiros – Foto: Alexandre Loureiro/COB

Nos 400m medley feminino mais uma final e melhor marca pessoal para Fernanda Goeij. A nadadora vai com o quinto melhor tempo com 4min50s84 feitos hoje pela manhã. Maria Eduarda Sumida, a outra brasileira na prova, ficou em 10º com 5min00s95 e nada a final B. A melhor pela manhã foi a canadense Mary-Sophie Harvey que fez 4min42s70.

Brandonn Almeida, atual campeão pan-americano dos 400m medley masculino, vai em busca do bicampeonato. Ele fez o segundo melhor tempo das eliminatórias com 4min23s24. Na frente dele apenas o americano Charles Swanson com 4min16s66. Leonardo Santos também está na final com o quinto tempo 4min24s51. Nesta prova, o Brasil acumula cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de bronze. O recorde pan-americano também é de um brasileiro: Thiago Pereira que fez 4min11s14 no Rio-2007.

Fernanda Goeij – Foto: Alexandre Loureiro/COB

A noite teremos as finais do revezamento 4×200 metros nado livre feminino e masculino. No feminino o Brasil tem cinco medalhas na prova, nas últimas duas edições foi prata. Deve nadar a prova Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Aline Rodrigues e Gabrielle Roncatto.

No masculino o Brasil é o atual campeão da prova e a última vez que ficou fora do pódio foi em 1967. O recorde sul-americano foi feito pelo time brasileiro no Mundial Gwangju (7min07s12, mesmo que time nadará a final: Fernando Scheffer, Luiz Altamir, João de Lucca e Breno Correia. Favorito para vencer novamente a prova, o Brasil conta com os dois principais medalhistas da prova individual deste Pan: o campeão Scheffer e o vice Breno.

Brandonn Almeida – Foto: Alexandre Loureiro/COB

As finais começam a partir das 22h30 (horário de Brasília) com transmissão aovivo da Record TV e Sportv. Os resultados do dia podem ser acessados aqui.

Tags

Bruno Fratus Etiene Medeiros Jogos Pan-Americanos Lima-2019 natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas