Brasil conquista três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude

Até aqui foram três pratas nos revezamentos, competição termina hoje com mais chances de medalha para o Brasil

12/10/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Foto: Pedro Ramos do Ministério do Esporte

Foto: Pedro Ramos do Ministério do Esporte

As provas de natação na Olimpíada da Juventude de 2018, terminam nesta sexta-feira (12) em Buenos Aires, na Argentina. A competição, que começou no último sábado (6), reúne oito brasileiros com idade entre 15 e 18 anos: quatro homens e quatro mulheres.

O Brasil, por enquanto, acumula três medalhas de prata em revezamentos e bons resultados individuais. Nesta quinta-feira (11), um resultado histórico. O revezamento 4×100 m livre feminino, que contou com  Rafaela Raurich, Ana Carolina Vieira, Maria Luiza Pessanha e Fernanda de Goeij conquistou a prata com o tempo de 3min47s20, melhor resultado em competições internacionais da natação feminina do Brasil. A Rússia foi a campeã com 3min45s26 e o Japão fechou o pódio em terceiro lugar com 3min49s27.

Revezamento brasileiro 4x100m livre medalhista de prata – Foto: FINA

O Brasil também conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m livre masculino com Murilo Sartori, Lucas Peixoto, André Calvelo e Vitor Pinheiro. A Rússia foi campeã com 3min18s11, Brasil prata com 3min20s99 e a Itália ficou em terceiro lugar com o tempo de 3min22s01.

A outra medalha de prata veio no revezamento 4x100m livre misto. O time brasileiro contou com Lucas Peixoto, Ana Carolina Vieira, André Calvelo e Rafaela Raurich. Única equipe que alternou uma mulher e um homem, os brasileiros repetiram a prata de 2014 com o tempo de 3min30s13. A Rússia ficou em primeiro lugar e o bronze ficou com a equipe da China.

Revezamento brasileiro 4x100m livre misto medalhista de prata – Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Realizado a cada quatro anos, os Jogos são direcionados aos novos talentos das modalidades. Nesta terceira edição (2010, 2014 e 2018) o Brasil é representado por 79 atletas: 50 homens e 29 mulheres. O russo Kliment Kolesnikov, recordista mundial dos 50m costas em piscina longa e dos 100m costas em curta, pode se tornar o maior medalhista da história do evento. Ele já tem seis ouros e se vencer mais duas provas hoje passa a chinesa Yi Tang como maior medalhista da competição.

Na última edição dos Jogos em 2014 o Brasil saiu com três medalhas: Matheus Santana ganhou ouro nos 100m livre e a prata nos 50m livre, além de integrar o revezamento 4x100m medley misto ao lado de Luiz Altamir Melo, Natalia de Luccas e Giovanna Diamante que levou a medalha de prata. E este ano pela primeira vez na história todos os nadadores brasileiros sairão dos Jogos Olímpicos da Juventude com pelo menos uma medalha.

Revezamento brasileiro 4x100m livre medalhista de prata – Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

O Sportv fez a transmissão de cinco dias de eliminatórias e de cinco dias de finais, inclusive fará a transmissão das finais de hoje (Sportv2) a partir das 18h. Hoje teremos as finais das provas de 50m livre feminino, 200m costas masculino, 100m borboleta feminino, 100m livre masculino, esta com dois brasileiros na final e boas chances de medalha: André Calvelo (segundo melhor tempo) e Lucas Peixoto (oitavo melhor tempo).

Teremos também a final dos 200m peito feminino, 200m borboleta masculino, 400m nado livre feminino, 50m peito masculino e revezamento 4×100m medley misto. A próxima edição dos Jogos Olímpicos será na cidade de Dacar, no Senegal. Veja aqui os resultados completos.

Tags

Ana Carolina Vieira André Calvelo Fernanda Goeij Jogos Olímpicos da Juventude Lucas Peixoto Maria Luiza Pessanha Murilo Sartori natacao Rafaela Raurich Vitor Pinheiros

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas