O Brasil segue dando show nas águas abertas. Depois da ótima campanha no Campeonato Mundial de Budapeste e das medalhas conquistadas ao longo da Copa do Mundo da Fina, os brasileiros fizeram neste fim de semana a melhor campanha em uma única etapa na temporada 2017. Em Chun’An, na China, sexta perna do circuito, o Brasil dominou e voltou para casa com quatro das seis medalhas possíveis: um ouro, uma prata e dois bronzes. Foi também a melhor performance nacional em toda a história da competição.
A medalha de ouro veio na prova feminina com Ana Marcela Cunha, a maior vencedora da história da Copa do Mundo da Fina. Vivendo grande fase, a nadadora conquistou seu 18º triunfo na competição de forma apertada contra a italiana Arianna Bridi, atual líder do circuito. As duas chegaram praticamente juntas, mas a brasileira foi mais rápida na hora de tocar o pórtico e venceu na batida de mão. Viviane Jungblut novamente foi ao pódio e faturou a medalha de bronze.
No masculino tivemos mais duas medalhas para o Brasil. Allan do Carmo por muito pouco não conquistou a vitória em águas chinesas. Ele chegou junto com o húngaro Krisztov Rasovsky e a decisão só saiu no photo finisher. Após checar o vídeo diversas vezes, a arbitragem declarou o húngaro como campeão e o brasileiro ficou com a medalha de prata. Em terceiro lugar chegou Fernando Ponte que bateu por dois segundos Ferry Weertman, nada mais, nada menos, do que o atual campeão olímpico e mundial. Diogo Villarinho também nadou a etapa e ficou em 20º lugar.
Resta apenas mais uma etapa para o fim da temporada 2017 da Copa do Mundo, que acontece no próximo sábado, dia 21 de outubro, em Hong Kong. No ranking feminino a italiana Arianna Bridi lidera com boa vantagem para Ana Marcela e Rachelle Bruni. Já no masculino o também italiano Simone Ruffini ultrapassou o compatriota Federico Vanelli e assumiu a liderança. Allan do Carmo esta empatado em terceiro lugar com Rasovsky, uma disputa que terá sua definição em Hong Kong. Confira os resultados completos aqui.
Por Guilherme Freitas