Brasileiros abrem temporada de águas abertas em Doha

Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Enzo Kihara nadam a primeira etapa do FINA Marathon Swim Series Swim no Qatar

11/02/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Ana Marcela Cunha - Foto:  Satiro Sodré

Ana Marcela Cunha - Foto: Satiro Sodré

Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress

A primeira etapa do FINA Marathon Swim Series começa no próximo sábado (15) em Doha, Qatar. Os brasileiros presentes serão Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e o jovem Enzo Kihara. O circuito de 10 km terá 11 etapas este ano e costuma ter os melhores nadadores da modalidade.

Esta primeira etapa de Doha será uma das mais fortes do ano, porque alguns países fizeram dela uma seletiva nacional para a disputa da repescagem olímpica que acontece em maio, em Fukuoka, no Japão. Muitas confederações vão utilizar essa etapa para definir quais serão os atletas enviados para a repescagem que vai definir as últimas 30 vagas para Tóquio (15 no masculino e 15 no feminino).

Depois da etapa de Doha teremos: Victoria (Seychelles), Budapeste (Hungria), Setúbal (Portugal), Lac. St. Jean (Canadá), Lac Megantic (Canadá), Ohrid (Macedônia), Nantou (China Taipei), Chun’An (China) e a Hong Kong.

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo — Foto: Divulgação

Classificada para Olimpíada, Ana Marcela foi eleita pela sexta vez a melhor atleta de águas abertas da Fina. A baiana fez uma temporada 2019 espetacular, vencendo cinco provas do Circuito da Fina, terminando na segunda colocação geral. A brasileira conquistou também em 2019 o tetracampeonato mundial nos 25 km e pela primeira vez foi campeã nos 5 km, além de ter conquistado a vaga olímpica para Tóquio-2020 com o quinto lugar nos 10 km.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima ela venceu a maratona aquática de 10 km e conquistou sua primeira medalha na história da competição continental. Ana Marcela foi ainda venceu os Jogos Mundiais de Praia em Doha e também foi ouro no Mundial Militar. Até o momento ela é a única brasileira classificada na maratona aquática para Tóquio-2020.

Allan do Carmo, companheiro de treino de Ana Marcela, nadará a prova de Doha antes da seletiva nacional para a prova de Fukuoka. O atleta, que passou a trabalhar com Fernando Possenti ano passado e se mudou para o Rio de Janeiro, tentará chegar a sua terceira Olimpíada. A seletiva nacional será no dia 11 de abril, em Inema, na Bahia.

Enzo Kihara – Foto: Reprodução

O outro brasileiro que estará em Doha é Enzo Kihara, nadador do Corinthians e que está classificado para o Campeonato Sul-Americano na Argentina. O jovem também fará a prova de olho na seletiva brasileira, que selecionará dois nomes para a prova no Japão. De lá sairão os nove primeiros colocados, mais o melhor japonês e um nadador por continente para as Olimpíadas.

Para conferir mais informações sobre a temporada da FINA Marathon World Swim Series de águas abertas e o balizamento desta etapa clique aqui.

Tags

Águas abertas Allan do Carmo Ana Marcela Cunha Doha Enzo Kihara Fina FINA Marathon Swim Series natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas