Brasileiros avançam nos 100m livre e 50m costas

26/07/2017

Facebook Twitter

Depois da eletrizante medalha com o revezamento 4x100m livre, os brasileiros Marcelo Chierighini e Gabriel Santos voltaram para a piscina para nadar aprova individual dos 100m livre e avançaram para a semifinal da prova. Foi uma eliminatória forte, onde não bastou fazer 48 segundos para entrar. Joseph Scholling, por exemplo, nadou para 48s86 e não entrou. Os brasileiros foram mais rápidos. Marcelo entrou com quinto tempo, empatado com Nathan Adrian, Shinri Shioura e Duncan Scott. Todos para 48s46. Já Gabriel fez 48s64 e também entrou na 12ª colocação. Na casa de 47 segundos só o australiano Cameron McEvoy com 47s97.

Outra brasileira que também teve sucesso nas eliminatórias foi Etiene Medeiros. Nadando pela primeira vez m Budapeste, a nadadora passou sem dificuldades pela primeira preliminar dos 50m costas. Atual vice-campeã mundial da prova, Etiene nadou bem e com 27s65 conseguiu o segundo melhor tempo empatada com a bielorussa Aliaksandra Herasimenia. A atual campeã mundial Yuanhui Fu foi a mais rápida com 27s21.

Gabriel Santos ficu em 12º lugar nas eliminatórias - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Gabriel Santos ficou em 12º lugar nas eliminatórias – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Tivemos mais dois brasileiros na água que não conseguiram superar as eliminatórias. Ambos terminaram na 19ª colocação. Nos 200m borboleta feminino Joanna Maranhão nadou próximo de seu recorde sul-americano na prova, mas com 2min09s77 ficou a 56 centésimos de conseguir avançar. Nesta prova a festa foi dos húngaros que viram Katinka Hosszu cravar o melhor tempo dom 2min07s25. Nos 200m medley masculino foi a vez de Thiago Simon cair na água pela primeira vez na Duna Arena. Se repetisse seu desempenho do Troféu Maria Lenk quando nadou abaixo dos 2 minutos pela primeira vez teria conseguido uma vaga na semifinal. Hoje fez apenas 2min01s01. O melhor tempo foi do favorito ao ouro, Kosuke Hagino: 1min56s46.

Para encerrar o dia aconteceram as eliminatórias do revezamento 4x100m medley misto que registrou o primeiro recorde mundial do dia. O time americano formado por Ryan Murphy, Kevin Cordes, Kelsi Worrell e Mallory Comerford nadou para 3min40s28 sendo quase quatro segundos mais rápido do que o revezamento australiano. Um detalhe foi o tempo de abertura de Murphy: 52s34, marca inferior ao da vitória do chinês Jiayu Xu na final dos 100m costas de ontem. Uma mostra do que só confirma o favoritismo dos Estados Unidos para os outros dois revezamentos medley.

Etiene Medeiros vai brigar por medalhas -Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Etiene Medeiros vai brigar por medalhas -Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O quarto dia de finais em Budapeste tem início a partir das 12h30 com transmissão do Sportv. Clique aqui e confira o resultado completo das eliminatórias.

Por Guilherme Freitas

Tags

Budapeste-2017 Campeonato Mundial Etiene Medeiro Gabriel Santos Joanna Maranhão Marcelo Chierighini natacao Thiago Simon