Brasileiros pelo mundo

12/05/2016

Facebook Twitter

Faltam menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Enquanto todo mundo vai entrando no clima, os nadadores braseiros classificados para a competição seguem treinando duro para o grande evento. E entre sessões de treinamento também disputarão competições ao redor do mundo. Esta semana a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou a convocação de duas seleções nacionais para campeonatos no exterior.

O maior grupo estará em ação em duas das três etapas do Circuito Mare Nostrum: em Canet, nos dias 8 e 9 de junho, e em Barcelona, nos dias 11 e 12 de junho. Para estas competições foram convocados 21 nadadores: André Pereira, Daiene Dias, Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Felipe França, Gabrielle Roncatto, Graciele Herrmann, Guilherme Guido, Henrique Martins, Henrique Rodrigues, Ítalo Duarte, Jessica Cavalheiro, Jhennifer Conceição, Joanna Maranhão, João Luiz Gomes Júnior, Larissa Oliveira, Luiz Altamir, Manuella Lyrio, Matheus Santana, Nicolas Oliveira e Thiago Simon.

Natalia de Luccas pode estar no Rio-2016 - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Natalia de Luccas pode estar no Rio-2016 – Foto: Satiro Sodre/SSPress

No mesmo período, durante os dias 3 e 5 de junho, outra equipe brasileira estará em ação. Um grupo de nove nadadores vai participar da etapa de Santa Clara do Arena Pro Swim Series, o circuito de Grand Prix da natação americana. Disputarão este evento os seguintes nadadores: Brandonn Almeida, Gabriel Santos, Kaio Marcio de Almeida, Leonardo de Deus, Marcos Macedo, Miguel Valente, Natalia de Luccas, Tales Cerdeira e Thiago Pereira. A grande novidade e surpresa foi a adição de Natalia de Luccas.

A jovem nadadora ficou muito próxima de conseguir os índices olímpicos nos 100m e 200m costas nas seletivas, mas acabou não atingindo as marcas exigidas. Porém, a CBDA estuda convocá-la para integrar o revezamento 4x100m medley caso o time nacional consiga se classificar. O motivo da convocação de Natalia seria preservar Etiene Medeiros. Abrindo o revezamento no nado costas, Etiene disputará no mesmo dia os 50m livre e Natalia atuaria nas eliminatórias do 4x100m medley para não sobrecarregar a colega.

Guilherme Guido nadará o Mare Nostrum - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Guilherme Guido nadará o Mare Nostrum – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Outros três convocados para os Jogos Olímpicos também disputarão o GP de Santa Clara, porém por suas equipes americanas. É caso de Bruno Fratus e Marcelo Chierighini por Auburn e João de Lucca por Louisville.

Por Guilherme Freitas

Tags

GP Santa Clara Jogos Olímpicos Mare Nostrum natacao Natalia de Luccas Rio-2016 seleção brasileira