Brasília recebe a segunda etapa do Aloha Spirit 2018

Competição de diferentes modalidades aquáticas acontecerá no Pontão do Lago Sul durante os dias 22 a 24 de junho

20/06/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Aloha Spirit Festival - Foto: Ale Socci

Aloha Spirit Festival - Foto: Ale Socci

Brasília recebe no próximo final de semana o tradicional Aloha Spirit Festival. Entre as modalidades do festival estão: canoa havaiana, stand up paddle, surfski, paddleboard, waterman e apneia, além das provas de natação em águas abertas. Com um formato inovador, são três eventos ao todo: provas de 1,5 km, 3,8 km e o Aloha Water Relay, que consiste em um revezamento misto 5x200m com largada de dentro do Lago Sul.

Samir Barel, diretor técnico da competição, espera uma boa competição e aposta no diferencial desta etapa. “Vai ser uma uma prova um pouco diferente porque não tem areia para fazer as largadas, então, as baterias vão sempre largar de dentro d’água. É um desafio novo, principalmente para os atletas da maratona aquática, que estão acostumados a sair da areia. Outra novidade é a prova de water relay, que vai ser muito parecido com a largada dos revezamentos de piscina, os atletas irão tocar a mão na parede para o outro sair. Vai ser um modelo diferente de Aloha, em relação à maratona aquática”, disse o especialista em ultramaratonas.

O ranking da prova de  3,8 km classificará 100 atletas para nadar a  prova do Arquipélago de Alcatrazes. “A tendência é de que teremos um público bastante grande nessa prova, por conta da classificação e que os participantes aproveitem e se inscrevam nas outras provas. A água é um pouco mais pesada, por ser  lago, a densidade é um pouco menor e o atleta flutua menos, mas como vale a roupa de neoprene as provas não serão tão complicadas. A expectativa é que sejam provas muito boas”, completou Samir.

O evento, que é o maior festival de esportes aquáticos da América, sempre atrai muitos competidores de Canoa Havaiana e Stand Up Padle cresce cada vez mais nas provas de águas abertas. Serão premiados os cinco primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino e os três primeiros de cada categoria, além de receberem todos medalha de participação. Na prova de revezamento as três primeiras equipes ganham um troféu.

As provas de águas abertas começam no sábado (23) com os 1,5 km às 8h. Às 11h45 terá início a prova de Water Relay, com transmissão da TV Aloha e no domingo (24) às 7h30 será a largada dos 3,8 km, também com transmissão da TV Aloha. Patrick Winkler, editor-chefe da SWIM CHANNEL, será um dos comentaristas da TV Aloha durante o fim de semana. A última etapa do ano do Festival será na Praia do Forte em Cabo Frio (RJ) nos dias 23 a 35 de novembro. A primeira etapa foi realizada em Ilhabela no mês de março. Para conferir o ranking de 2018 até agora, clique aqui. Para mais informações acesse a página oficial do evento.

Tags

Águas abertas Aloha Spirit Festival Brasília natacao Samir Barel

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas