Briga de foice por vaga no 4x100m livre

Disputa pela vaga mais desejada na seleção agitará as finais do 3º dia; nas eliminatórias Pedro Spajari rompe a barreira dos 48 segundos

19/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Pedro Spajari - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Pedro Spajari - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Mais tarde, a partir das 18h, a água do Parque Aquático Maria Lenk vai ferver. Afinal estarão em jogo as vagas mais cobiçadas da natação brasileira. Conheceremos quem serão os quatro membros do revezamento 4x100m livre que disputará em agosto o Campeonato Pan-Pacífico. Uma certeza que temos é que não será a mesma equipe que ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Budapeste ano passado. Cesar Cielo não nadou as eliminatórias da prova hoje e já anunciou que não disputará a competição em Tóquio pois sua prioridade esta temporada será o Mundial de piscina curta no fim do ano.

Mas mesmo sem o campeão olímpico o Brasil promete ter uma equipe muito forte para frente a Austrália e aos Estados Unidos. Prova disso aconteceu nesta manhã com um ótimo resultado do jovem Pedro Spajari. Após terminar a temporada passada em alta, o nadador do Pinheiros não economizou energia nas eliminatórias e passou para a final com um tempaço: 47s95. Além de ser a primeira vez que Spajari rompe a barreira dos 48 segundos, a marca lhe dá o segundo lugar no ranking mundial deste ano atrás apenas do japonês Katsumi Nakamura com 47s87. E lhe credencia a ser o número do país na prova individual.

Tivemos mais dois nadadores do Pinheiros na casa dos 48 segundos que deverão pressionar Spajari na final de mais tarde. Poupado da prova do revezamento 4x100m livre, Marcelo Chierighini marcou o segundo melhor tempo do dia com 48s60 sendo seguido por Gabriel Santos que marcou 48s73. Por enquanto o quarto membro deste revezamento seria Bruno Fratus que nadou para 49s15, poupando energia para a final. Mas ele não pode vacilar, pois Breno Correia esta em seu encalço tendo sido apenas trê centésimos mais lento do que o vice-campeão mundial dos 50m livre. Logo mais essa final promete!

As mulheres também nadaram os 100m livre hoje cedo com Daynara de Paula sendo mais veloz com 55s65. Nas eliminatórias mais três nadadoras além de Daynara (Manuela Lyrio, Graciele Herrmann e Larissa Oliveira) nadaram na casa dos 55 segundos. Além da prova nobre da natação o dia terá ainda os 200m borboleta, onde Giovana Diamante (2min13s13) e Kaue Carvalho (1min59s00) foram os mais rápido pela manhã, os 50m costas com Kira Toussaint (28s54) e Guilherme Guido (25s08) liderando nas eliminatórias e os 50m peito com Jheniffer Alves (31s03) e João Gomes Júnior (27s12) classificados com os melhores tempos.

Entre os destaques desta prova vale a pena ver Cesar Cielo em ação na final dos 50m costas, prova que ele volta a disputar depois muitos anos. Os resultados completos desta manhã podem ser encontrados no site da CBDA. As finais de logo mais começam as 18h e terão transmissão ao vivo do canal SporTV3.

Tags

4x100m livre Bruno Fratus CBDA Gabriel Santos Marcelo Chierighini natacao Pedro Spajari Troféu Brasil

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas